Entre as homenagens estão políticos aliados de Amazonino e também aqueles que fizeram oposição ferrenha ao ex-governador que dedicou mais de 40 anos à política amazonense.
Após a confirmação da morte do ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), políticos e autoridades amazonenses usaram as redes sociais para prestar homenagens ao político e ao legado de 40 anos de vida pública.
Amazonino foi prefeito de Manaus por três vezes, governador de quatro mandatos e senador da República. A morte do político foi confirmada na manhã deste domingo (12) pela família. Ele tinha 83 anos e estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
David Almeida
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), decretou luto oficial de cinco dias na capital amazonense.
Por meio de nota, o prefeito enfatizou que agora fica o legado de Amazonino, construído ao longo de quatro décadas dedicadas à vida pública.
https://www.instagram.com/p/CokNkPZO22U/?utm_source=ig_web_copy_link
Omar Aziz
Omar resgatou lembranças da década de 1980, quando eram um jovem ligado ao movimento estudantil e Amazonino era prefeito de Manaus.
Para ilustrar a recordação, o senador publicou um carrosel de fotos no Instagram. Um dos registros fotógraficos mostra Omar ao lado de Amazonino e do ex-governador Gilberto Mestrinho.
“O respeito e admiração sempre foram marca dessa relação”, destacou o senador ao comentar sobre o convívio com o ex-governador.
Confira a publicação do senador:
https://www.instagram.com/p/CokHxNQLvJK/?utm_source=ig_web_button_share_sheet
Eduardo Braga
O senador Eduardo Braga disse que Amazonino Mendes teve papel fundamental na construção da história do Amazonas nos últimos 50 anos.
Braga já foi vice-prefeito, nos anos de 1993 e 1994, na gestão de Amazonino Mendes – quando ele foi prefeito de Manaus.
O senador emedebista também foi adversário político em eleições para o Governo na década de 1990 e nos anos de 2017 e 2022.
“Amazonino foi dono do coração de inúmeros caboclos, indígenas, brancos, pretos e pardos que compõem a fascinante demografia do Amazonas”, enfatizou Braga.
Confira a homenagem:
Serafim Corrêa
O ex-prefeito de Manaus, Serafim Corrêa, lembrou que na política sempre esteve em lado oposto ao grupo de Amazonino, mas que, apesar disso, eram amigos desde os tempos do colegial.
https://www.instagram.com/p/CokGNYkrU0a/?utm_source=ig_web_copy_link
Marcelo Ramos
O ex-deputado federal Marcelo Ramos (PSD) disse que durante a militância estudantil e o segundo mandato como vereador sempre foi um dos mais duros opositores de Amazonas, mas reconheceu que o tempo se encarregou de mostrar que era impossível desconhecer o legado do homem que é considerado o “maior líder político dessa última geração”.
“Amazonino tem o nome escrito na história do Amazonas e, por essas coisas do destino, o seu próprio nome se confunde com o nome do nosso Estado”, destacou Ramos.
https://www.instagram.com/p/CokGrZQOCU2/?utm_source=ig_web_copy_link
Saullo Vianna
O deputado Saullo Vianna (UB), que estreou na política nas eleições de 2018, lembrou que na disputa para deputado estadual integrou a coligação de Amazonino, que tentava à reeleição. Com a mensagem, publicou uma foto ao lado de Amazonino e disse que o “Negão”, como carinhosamente era conhecido, “será lembrado por tudo que ajudou a construir na história do povo amazonense”.
https://www.instagram.com/p/CokQRSJrCpR/?utm_source=ig_web_copy_link
Fausto Jr.
O deputado federal Fausto Jr. (UB) lembrou que entrou para a política em 2018, quando foi eleito deputado estadual com o incentivo do ex-governador Amazonino Mendes.
Ele aproveitou para lembrar que, fazem parte do legado deixado por Amazonino a criação da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), os quatro principais hospitais de Manaus, a orla da Ponta Negra, a reforma do Teatro Amazonas, o Bumbódromo de Parintins, entre tantos outros feitos.
https://www.instagram.com/p/CokRqgoLyhf/?utm_source=ig_web_copy_link
Dermilson Chagas
O ex-deputado estadual Dermilson Chagas afirmou que o Amazonas perdeu um grande estadista, que legou grandes obras para o engrandecimento do Estado, dentre elas a UEA, que leva conhecimento acadêmico para todo interior do Amazonas.
Texto: Isac Sharlon
rela time