Argentinos vão às urnas neste domingo para segundo turno das eleições entre Sergio Massa e Javier Milei
Ao comentar as eleições, Lula pediu que “lembrem que o Brasil precisa da Argentina e que a Argentina precisa do Brasil, dos empregos que o Brasil gera na Argentina e dos empregos que a Argentina gera no Brasil, do fluxo comercial entre os dois países e do quanto nós podemos crescer juntos”.
“Para isso, é preciso ter um presidente que goste de democracia, que respeite as instituições, que goste do Mercosul, que goste da América do Sul”, completou.
Lula diz que Israel quer ocupar Faixa de Gaza e expulsar palestinos
Na mesma live, o presidente comentou a guerra entre Israel e Hamas, e afirmou que o governo israelense quer ocupar a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos do território.
“Essa guerra, do jeito que vai, não tem fim. Eu tô percebendo que Israel quer ocupar a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos de lá. Isso não é correto, não é justo. Nós temos que garantir a criação do Estado Palestino para que eles possam viver em paz com o povo judeu”, disse Lula.
Ao comentar o conflito no Oriente Médio, o presidente voltou a criticar a reação do governo israelense aos ataques do grupo radical islâmico Hamas, em 7 de outubro.
“É por isso que eu disse ontem que a atitude de Israel com relação às crianças e com relação às mulheres é uma atitude igual terrorismo. Não tem como dizer outra coisa. Se eu sei que tá cheio de criança naquele lugar, pode ter um monstro lá dentro, eu não posso matar as crianças porque eu quero matar o monstro. Eu tenho que matar o monstro sem matar as crianças”, enfatizou Lula.