No momento, você está visualizando Prefeito determina liberação imediata da avenida Mário Ypiranga após serviços para conter desbarrancamento

Prefeito determina liberação imediata da avenida Mário Ypiranga após serviços para conter desbarrancamento

No início da noite deste sábado, 8/2, um desbarrancamento de terras atingiu a avenida Mário Ypiranga Monteiro, antiga avenida Recife, na zona Centro-Sul de Manaus. O prefeito David Almeida esteve no local acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Renato Junior, e de equipes da Seminf, Semulsp, IMMU e Defesa Civil. Diante da gravidade da situação, o prefeito determinou resposta imediata e a liberação da via ainda nesta noite.

“A cidade não pode parar. Assim que fomos informados do ocorrido, mobilizamos todas as equipes para uma ação emergencial e integrada. Nossa determinação é clara, a via será liberada antes da meia-noite, garantindo a segurança e a mobilidade da população”, afirmou o prefeito David Almeida.

O vice-prefeito e secretário da Seminf, Renato Junior, reforçou que a prefeitura tomará medidas para evitar novos deslizamentos e notificará os responsáveis pelo descarte irregular de lixo. “Nós vamos notificar o proprietário desse terreno, cumprindo uma determinação do prefeito David Almeida. Nossa gestão já realizou mais de 30 contenções de erosão nos últimos quatro anos e sabemos que há muitas áreas como essa que precisam de atenção. Mas estamos aqui, na chuva, no sol, a qualquer hora, para resolver os problemas da cidade”, afirmou.

A Defesa Civil identificou que o deslizamento ocorreu em uma área particular, conhecida como Sítio Cincinato, onde havia grande acúmulo de lixo próximo ao barranco. As chuvas intensas fizeram com que a água se infiltrasse no talude, causando o desmoronamento da encosta. O secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel Lima Júnior, destacou que a situação já está sendo controlada.

“A Defesa Civil foi acionada de imediato pelo prefeito David Almeida, que coincidentemente passava pela via. Mobilizamos nossas equipes e parceiros para averiguar a situação. Identificamos um grande volume de lixo no local, o que pode ter influenciado o deslizamento. Nossa atuação envolve a limpeza da área, isolamento do perímetro e a liberação segura da via. Qualquer situação de risco deve ser comunicada pelo número 199 da Defesa Civil”, explicou o coronel.

A Semulsp já está com equipes atuando na remoção dos resíduos e na lavagem da via. O secretário Sabá Reis garantiu que o serviço será finalizado nas próximas horas. “Mesmo sendo um sábado de muita chuva, estamos de prontidão. Todos os operadores de máquinas e motoristas foram acionados, e nossa meta é concluir esse serviço antes da meia-noite. O prefeito esteve aqui pessoalmente e determinou que tudo seja resolvido rapidamente”, destacou.

O IMMU monitora o trânsito na área para reduzir impactos. O diretor-presidente do órgão, Paulo Henrique Ventilari, explicou como está o fluxo de veículos. “Houve um afunilamento na via, mas não há interdição total. O tráfego segue com uma faixa em cada sentido, e nossos agentes estão no perímetro orientando os motoristas sobre as rotas alternativas, até que a via seja totalmente liberada”, informou.

A Prefeitura de Manaus segue com equipes mobilizadas para garantir a recuperação da área e reforça o alerta para que a população evite o descarte irregular de lixo, uma das principais causas de deslizamentos em períodos chuvosos.

— — —
Texto – Emanuelle Baires / Semcom e Alessandra Taveira / Gab. Vice-prefeito
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom – Divulgação / Defesa Civil e Seminf

Publicado em – https://www.manaus.am.gov.br/noticia/acao/servicos-contensao-erosao/

Deixe um comentário