O deputado federal Fausto Júnior (União Brasil-AM) criticou duramente a nota oficial emitida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o atual conflito entre os Estados Unidos e o Irã. Em posicionamento público, o parlamentar amazonense acusou o governo de tomar partido sem respaldo popular, atacar injustamente os norte-americanos e ignorar os inúmeros problemas enfrentados pelo Brasil.
O parlamentar ressaltou que, apesar da tensão internacional, o papel de uma diplomacia responsável seria manter um posicionamento neutro e equilibrado, especialmente considerando a importância dos Estados Unidos para o Brasil.
Em seu pronunciamento, Fausto Jr. aproveitou para denunciar o cenário de crise interna que, segundo ele, está sendo completamente ignorado pelo governo federal.
O deputado também lembrou do aumento da violência urbana, da falência dos serviços públicos e da dificuldade dos estados e municípios em manter seus compromissos diante do contingenciamento de repasses federais.
Ao fim de sua fala, o parlamentar amazonense fez um apelo direto ao presidente da República: “Senhor presidente, por favor: não nos leve para além dos nossos problemas internos. O povo brasileiro quer soluções aqui dentro. Foque no Brasil.”