No momento, você está visualizando Parintins ganha nova sede do Cetam do governador Wilson Lima

Parintins ganha nova sede do Cetam do governador Wilson Lima

Estrutura reforça interiorização da educação profissional no Amazonas

O município de Parintins ganhou
nova sede da Escola de Educação Profissional e Tecnológica Jair Mendes, do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), em Parintins. A estrutura foi entregue pelo governador Wilson Lima, nesta terça-feira (24/06).

A inauguração reafirma o compromisso do Governo do Amazonas com o desenvolvimento do município de Parintins para além do período do Festival Folclórico. Com a nova unidade do Cetam, o governador Wilson Lima reforça a valorização da educação profissional como vetor de transformação social, geração de emprego e fortalecimento das vocações regionais.

“Essa é uma preocupação que temos desde 2019 com todas as estruturas que trazemos para Parintins, que elas sejam permanentes, que elas fiquem aqui. E o nosso Cetam nosso aqui vai funcionar o ano todo, colocando aqui os cursos que são importantes para o povo do município, os cursos que são importantes para a região de Parintins e do Baixo Amazonas”, afirmou o governador acompanhado da filha do mestre Jair Mendes, Nira Mendes, dos deputados estaduais Cabo Maciel e João Luiz; do diretor-presidente do Cetam, Fábio Albuquerque; do prefeito de Parintins, Matheus Assayag; de vereadores do município, entre outras autoridades.

Essa é a terceira unidade do Cetam em sede própria entregue na atual gestão, ao lado das escolas inauguradas em Silves (por meio de Parceria Público-Privada com a Eneva) e Benjamin Constant (obra retomada após mais de dez anos paralisada). Outras unidades já existentes com sede própria estão localizadas em Tefé, Maués, Tabatinga e Itacoatiara. Nos demais municípios, o Cetam funciona em prédios cedidos por prefeituras, escolas estaduais ou da UEA.

Com a inauguração a capacidade de atendimento salta de 350 para 774 alunos/ano, consolidando a unidade como um polo regional de formação técnica, com estrutura moderna e voltada para o desenvolvimento de jovens e adultos.

A nova escola leva o nome de Jair Mendes, em homenagem ao artista plástico, cenógrafo e um dos grandes ícones do Festival de Parintins, falecido em março deste ano. A homenagem reconhece a contribuição cultural do mestre Jair e eterniza seu legado em um espaço dedicado à educação, à cultura e à transformação social da juventude do interior.

Estrutura

A estrutura conta com dois andares e ambientes funcionais e acessíveis. No térreo, estão recepção, secretaria, sala dos professores, diretoria, auditório e cinco laboratórios: informática, produção cultural e vestuário, práticas de saúde, gastronomia e embelezamento. No segundo andar, há uma biblioteca, um segundo laboratório de informática e cinco salas de aula, com capacidade para 35 alunos cada.

“Achei que seria uma boa ideia fazer o curso de inglês, porque a nossa cidade é bastante turística e muitos navios param por aqui. É muito bom ter um espaço só para a gente e aqui tem muitos livros didáticos de apoio”, ressaltou a estudante de 18 anos, Viviane Monteiro, que estudava pelo Cetam em uma estrutura montada em um Centro de Educação de Tempo Integral (CETI).

Durante a cerimônia, o governador Wilson Lima fez a entrega simbólica de certificados a alunos que concluíram cursos oferecidos pelo Cetam no município. Os formandos representam áreas como turismo, culinária regional e hotelaria, com cursos como Guia de Turismo, Cozinheiro de Café Regional, Recepcionista em Eventos e Agente de Informações Turísticas.

Oferta de vagas

Desde 2019, o Cetam tem registrado crescimento expressivo na oferta de vagas. Na gestão do governador Wilson Lima, foram ofertadas mais de 1 milhão de vagas em cursos técnicos e de qualificação. O recorde histórico foi em 2022, com 255 mil vagas, mesmo após o período de pandemia, quando o instituto se reinventou com o lançamento do Guia Metodológico de Ensino Remoto, mantendo a continuidade da formação a distância.

Com a nova unidade, Parintins se fortalece como centro de qualificação técnica na calha do Baixo Amazonas, permitindo que centenas de jovens tenham acesso gratuito à formação profissional sem precisar sair do município. A iniciativa representa não apenas mais uma obra entregue, mas um investimento direto em dignidade, autonomia e futuro para a população do interior.

Fotos: Mauro Neto/Secom