Dando continuidade ao reordenamento do Centro, a Prefeitura de Manaus intensificou, nesta sexta-feira, 8/8, as ações da operação “Mutirão no Bairro”. Desta vez, com foco na avenida Epaminondas, uma das principais vias da zona Sul da cidade, visando promover mais mobilidade, segurança e dignidade para trabalhadores e cidadãos que circulam diariamente pela região.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), contou com o apoio da Guarda Municipal de Manaus (GMM), Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Vigilância Sanitária (Visa Manaus) e do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), além da parceria com a tropa da Polícia Militar e a cavalaria da Polícia.

Segundo o titular da Semacc, Wanderson Costa, a ação tem caráter permanente e com a colaboração da população e do comércio local. “Estamos em uma força-tarefa. O Centro é nosso, e vamos devolvê-lo à população como um espaço seguro, organizado e pacificado. Nosso objetivo é reorganizar, não prejudicar. Estamos abertos ao diálogo com os trabalhadores para que sejam cadastrados e realocados em áreas adequadas, onde possam atuar de forma regular, conforme a Lei nº 123”, afirmou.

Nesta etapa, cerca de cem fiscais da Semacc participaram da ação, que também contou com o auxílio de quatro caminhões baú e um caminhão de grande porte, utilizados no transporte de materiais apreendidos. A atuação conjunta entre os órgãos reforça o caráter integrado da operação.
Com duração prevista de 90 dias, o “Mutirão no Bairro” seguirá com ações de fiscalização, ordenamento urbano e orientação aos vendedores informais que atuam de forma irregular nas principais áreas do centro de Manaus.
A prefeitura reafirma o compromisso com o uso responsável do espaço público, com a legalidade e com a construção de uma cidade mais limpa, organizada e acessível.
De 5 a 8/8, os cinco primeiros dias da operação, foram registradas as seguintes ações: 300 carrinhos e mobiliários irregulares apreendidos; sete depósitos clandestinos desativados; um galpão com armazenamento inadequado de alimentos fechado na rua Henrique Antony; e uma fábrica clandestina de salgados interditada por falta de condições sanitárias.
A Visa Manaus também apreendeu alimentos vencidos e impróprios para o consumo, com foco na proteção da saúde pública.
Além disso, 20 cidadãos haitianos foram notificados por ocupação irregular de espaço público. Todos foram orientados a comparecer à sede da Semacc na próxima segunda-feira, 11/8, munidos de documentos pessoais, para cadastro e possível realocação em áreas regulamentadas.
Texto – Polyana Brelaz/Semacc
Publicado em – https://www.manaus.am.gov.br/noticia/reordenamento/mutirao-no-bairro-avenida-epaminondas/
Fotos – João Viana/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCq8gj