No momento, você está visualizando Prefeitura de Manaus promove encontro ‘Mulheres que Inspiram’ em alusão ao ‘Agosto Lilás’

Prefeitura de Manaus promove encontro ‘Mulheres que Inspiram’ em alusão ao ‘Agosto Lilás’

Em alusão ao “Agosto Lilás”, a Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária (FMS), realizou, nesta quinta-feira, 28/8, o encontro “Mulheres que Inspiram”, voltado para servidoras municipais e representantes de instituições do terceiro setor. A iniciativa integra o conjunto de ações promovidas pela Prefeitura de Manaus ao longo do mês de agosto, campanha que reforça a importância da luta pelo fim da violência contra a mulher.

O evento, que ocorreu no auditório da prefeitura, no bairro Compensa, zona Oeste, reuniu cerca de 420 mulheres. O encontro teve como objetivo promover um espaço de reflexão, diálogo e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A programação contou com palestras que abordaram temas como direitos da mulher, saúde e fortalecimento emocional, ministradas por especialistas e lideranças femininas de destaque.

A presidente do FMS, Viviana Lira, destacou a relevância do encontro dentro da agenda do “Agosto Lilás”.

“Esse mês representa prevenção, cuidado e acolhimento. O encontro ‘Mulheres que Inspiram’ traz histórias reais de superação e promove apoio mútuo. Nosso objetivo é oferecer não só informação, mas também abraço, palavra e fortalecimento. Contamos com servidoras, secretárias municipais e representantes de instituições fomentadas pelo FMS, reforçando a união nessa causa”, disse a presidente.

Entre as palestrantes estiveram Guta Oliveira Torres, mentora e treinadora de mulheres, pós-graduada em Neurociência, Comportamento e Desempenho; Tatiana Araújo Moreira, educadora, escritora e empreendedora amazônida; e a ex-delegada da Mulher, Débora Cristina Pereira Mafra, que atuou por mais de 10 anos na defesa dos direitos das mulheres vítimas de violência doméstica.

Durante sua participação, Guta Oliveira ressaltou a importância de iniciativas voltadas para o fortalecimento emocional feminino. “Quando a prefeitura tem a iniciativa de parar um momento, de fazer com que as mulheres parem um tempo para ouvir, para receber, para serem treinadas e conscientizadas de coisas que não são normais, tudo tem a ver até com o tema da minha palestra. Vou falar sobre vícios emocionais e como muitos abusos físicos estão ligados as nossas emoções. A mulher não nasceu para ser violentada, nasceu para ser aceita e amada”, afirmou.

Débora Mafra reforçou a necessidade de mobilização social e do estímulo à denúncia.

“Temos que aproveitar meses emblemáticos como esse, que é o aniversário da Lei Maria da Penha, para conscientizar a população. Quero parabenizar a Prefeitura de Manaus por essa iniciativa, que trouxe mulheres para serem orientadas e que levarão esse conhecimento adiante. Violência doméstica não se combate no silêncio. Se você sofre ou conhece alguém que sofra violência, denuncie pelo 180. A denúncia é anônima e pode salvar vidas”, concluiu.


Texto – Tiago Auzier/Semcom e Divulgação/FMS
Publicado em – https://www.manaus.am.gov.br/noticia/eventos/encontro-mulheres-que-inspiram-agosto-lilas/

Fotos – Antonio Pereira/Semcom e Lucas Christian/FMS
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCseNx