Na última terça-feira (02), Donald Trump realizou uma coletiva de imprensa na Casa Branca, após alguns dias “desaparecido” (e rumores sobre seu estado de saúde). Na ocasião ele exibiu sua força física e fez um anúncio inesperado.

O presidente afirmou que os Estados Unidos afundaram um navio venezuelano que contrabandeava substâncias ilegais. Em seguida, ele postou um vídeo em sua rede social Truth mostrando um barco no mar sendo atingido pelo que parece ser um míssil.
Detalhes foram acrescentados por Daily Digest
Na publicação, a história voltou a ser contada: “No início desta manhã, sob minhas ordens, as Forças Militares dos EUA realizaram um ataque cinético contra narcoterroristas do Trem de Aragua, identificados positivamente na área de responsabilidade do Comando Sul (SOUTHCOM)”, publicou Trump.
O vídeo é falso, segundo a Venezuela
No entanto, segundo o jornal El País, o governo venezuelano acusou os Estados Unidos de mentir. O ministro das Comunicações, Fredy Ñañez, afirmou que o vídeo foi criado com i n t e l i g ê n c i a artificial.
11 mortos
Trump afirmou, no Truth Social, que 11 pessoas morreram na operação militar dos EUA, o que aumenta as tensões com a Venezuela.
O prólogo de uma guerra?
Nicolás Maduro afirmou que “se a Venezuela fosse atacada, recorreria ao conflito armado”. No entanto, ao tomar conhecimento do incidente (ou suposto incidente) envolvendo o barco afundado, a reação inicial do governo venezuelano foi morna.