No momento, você está visualizando Braga lidera e Alberto e Wilson estão empatados na disputa pelo Senado

Braga lidera e Alberto e Wilson estão empatados na disputa pelo Senado

Levantamento do instituto Direto ao Ponto divulgado nesta terça-feira (21), mostra um cenário aberto para as duas vagas de senador

O senador Eduardo Braga (MDB) lidera a disputa ao Senado Federal no Amazonas, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (21) pelo instituto Direto ao Ponto. O emedebista, que buscará a reeleição em 2026, aparece com 45% das intenções de voto. Na sequência, empatados com 37%, estão o governador Wilson Lima (União Brasil) e o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL).
Os senadores Plínio Valério (PSDB) e Marcelo Ramos (PT) registram 20% e 13%, respectivamente, enquanto o ex-vice-prefeito Marcos Rotta (Avante) aparece com 12%. Brancos e nulos somam 21%, e 15% dos entrevistados não souberam responder.

A diferença entre Braga e os dois principais adversários é de apenas oito pontos percentuais, indicando um cenário de equilíbrio e possibilidade de mudança à medida que a campanha se aproxima.

No recorte regional, o levantamento mostra Alberto Neto na liderança em Manaus, com 43% das intenções de voto, enquanto no interior do estado a vantagem é de Braga, com 56%, seguido de Wilson Lima, que alcança 52%.

A pesquisa também traçou o perfil ideológico do eleitorado amazonense em relação à disputa. Segundo o instituto, 26% dos entrevistados afirmaram preferir dois senadores de direita, 7% disseram optar por dois de esquerda e 12% declararam desejar um representante de cada espectro político. Já 42% afirmaram preferir senadores independentes, sem vinculação ideológica, e 13% não souberam responder.

A pesquisa
O levantamento do Direto ao Ponto ouviu 2.024 eleitores entre os dias 1º e 8 de outubro de 2025, em Manaus e outros 16 municípios do interior. A margem de erro é de 2,25 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95,5%.