No momento, você está visualizando Congresso derruba parte dos vetos de Lula em programa de renegociação de dívidas dos Estados

Congresso derruba parte dos vetos de Lula em programa de renegociação de dívidas dos Estados

O Congresso Nacional decidiu derrubar, nesta quinta-feira, 27, vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de dispositivos do novo programa do governo federal de renegociação da dívida dos Estados, o Propag. A votação ocorreu em sessão conjunta entre senadores e deputados.

De acordo com o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), houve acordo pela derrubada de tais vetos, a fim de facilitar a adesão de Estados.

Na quarta-feira, 26, a Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda informou que somente Goiás, Minas Gerais e Sergipe até o momento protocolaram pedidos de adesão ao programa.

Um ponto que Lula havia vetado e agora passará a valer é a possibilidade de os Estados usarem o Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR), criado pela reforma tributária, para abater parte da dívida com a União.

Também foi derrubado o veto ao dispositivo que estabelece que Estados afetados por calamidade pública que aderirem ao Propag preservarão as prerrogativas do contrato de refinanciamento do Regime de Recuperação Fiscal (RFF) durante o período de postergação dos pagamentos das dívidas com a União.

Outro veto derrubado excluía o dispositivo que prevê que os Estados afetados por calamidades terão os valores, por eles devidos, incorporados ao saldo devedor do contrato de refinanciamento do programa.