Fernando Haddad, ministro da Fazenda, trouxe uma boa notícia sobre os números da inflação nesta quinta-feira (04). Em reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS), o ministro disse que o assunto continua a ser uma grande preocupação do governo.
“A inflação, que é uma preocupação legítima de todo cidadão, em quatro anos, vai ser a menor de toda a história. Será menor do que a do Império; da República; da República Velha; do Estado Novo; do Plano Real. Será a menor de todas”, afirmou.
Com índice de 4,5%, considerando os 12 meses terminados em novembro, Haddad disse que o governo está conseguindo diminuir o desemprego e a inflação. No último trimestre, o Brasil atingiu a taxa de 5,4%. “Quando você consegue conciliar queda de inflação com queda de desemprego, você tá com menor índice de desconforto de uma sociedade. Estamos conseguindo conciliar isso”, disse o ministro.
Salário mínimo em 2026
O governo do presidente Lula apresentou uma proposta de orçamento para 2026, com salário minimo acima da média. No evento “BTG Pactual MacroDay”, realizado no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, no último dia 22 de setembro, Fernando Haddad criticou o congelamento do salário mínimo sugerido em propostas.
De acordo com o ministro, a ideia não leva em consideração o estilo de vida dos trabalhadores brasileiros, que precisam comer e pagar suas contas. Além disso, ele afirmou que não se pode ignorar a realidade daqueles que vivem com o valor do salário mínimo no país. A estimativa é que o valor seja aumentado para R$ 1627 em 2026.