O Instituto foi responsável por 50,57% dos cadastros emitidos no Amazonas
De janeiro a dezembro de 2025, o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), emitiu 13.261 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF). A autarquia foi responsável por 50,57% dos cadastros emitidos no estado.
Atualmente, o Amazonas contabiliza 59.843 CAFs ativos, dos quais 45,18% foram emitidos pelo instituto.
“Como o órgão público de extensão rural do Amazonas, o Idam tem o dever de garantir ao agricultor familiar seus direitos. Para este fim, o CAF é uma documentação essencial, sendo necessária para acessar uma série de benefícios e políticas públicas específicas à categoria”, destacou a diretora-presidente do Idam, Eliane Ferreira.
Entre as políticas públicas acessíveis a agricultores cadastrados estão o Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
O município de Guajará foi o destaque de emissões de CAF, em 2025, onde o órgão atuou na emissão de 882 documentos; em seguida estão os municípios de Manacapuru, com 837; Eirunepé, com 467; e Manicoré, com 465.
Fotos: Divulgação/Idam