No momento, você está visualizando Governador Wilson Lima dá início às atividades do Barco Hospital São João XXIII em 2026 e destaca mais de 200 mil atendimentos realizados

Governador Wilson Lima dá início às atividades do Barco Hospital São João XXIII em 2026 e destaca mais de 200 mil atendimentos realizados

Unidade fluvial inicia primeira expedição do ano em Manacapuru e é reconhecida nacionalmente como modelo de atendimento em áreas remotas

O governador do Amazonas, Wilson Lima, deu início nesta quinta-feira (22/01) às atividades do Barco Hospital São João XXIII em 2026, com a primeira expedição do ano em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). Desde que iniciou as operações, no final de 2024, a unidade fluvial já realizou cerca de 200 mil atendimentos, ampliando o acesso da população ribeirinha e de comunidades do interior a serviços de saúde de média complexidade.

A embarcação parte de Manaus com destino à comunidade do Caviana, onde ficará ancorada entre os dias 23 e 29 de janeiro, oferecendo atendimentos de saúde à população local e de comunidades adjacentes, fortalecendo a política de interiorização dos serviços de saúde executada pelo Governo do Amazonas.

Durante o início das atividades, o governador ressaltou a importância estratégica do Barco Hospital para integrar os serviços da Atenção Básica, executados pelos municípios, com a rede estadual de média e alta complexidade.

“Aqui nós temos uma estrutura que permite fazer consultas médicas, pequenos procedimentos cirúrgicos, consultórios odontológicos e procedimentos ambulatoriais. Essa estrutura é um hospital de média complexidade sobre as águas. Conseguimos fazer o atendimento intermediário entre o que faz uma prefeitura, na Atenção Básica, e o estado com o atendimento de alta complexidade na capital”, afirmou Wilson Lima.

A unidade fluvial foi construída pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, com apoio do Ministério Público do Trabalho da 11ª Região (MPT-AM), do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e de outras instituições parceiras, que contribuíram para viabilizar a concepção e implantação do projeto.

Esta é a 26ª expedição do Barco Hospital São João XXIII e a segunda atuação da unidade em Manacapuru. Em fevereiro de 2025, a embarcação realizou mais de 1,4 mil atendimentos na comunidade Vila do Jacaré, reforçando o alcance regional do serviço.

A prefeita de Manacapuru, Valcileia Maciel, destacou o papel do município como polo regional de saúde e a relevância da escolha da comunidade do Caviana como ponto estratégico de atendimento.

“Por isso que a gente escolheu o Caviana porque também fica próximo de Anamã e Beruri. Manacapuru é polo, a gente recebe mais de sete municípios. Antes, muitas pessoas precisavam ir até Manaus para fazer cirurgias. Isso melhorou bastante com a parceria do Governo do Estado”, afirmou Valcileia Maciel.

O diretor do Barco Hospital São João XXIII, frei Matias, ressaltou o impacto social do serviço para a população que vive distante dos grandes centros urbanos.

“Muitas pessoas não têm condições financeiras de ir até Manaus ou outros grandes centros para ser atendidas. O barco chega perto da casa das pessoas, facilitando o acesso à saúde. Essa parceria com o Governo do Estado é essencial para atender quem mais precisa”, destacou o coordenador do Barco Hospital, Frei Matias.

Reconhecimento nacional

Reconhecido nacionalmente como modelo de atendimento inovador em regiões remotas da Amazônia, o Barco Hospital São João XXIII foi inserido, em novembro do ano passado, pelo Ministério da Saúde, como equipamento do programa Agora Tem Especialista. A inclusão ocorreu após visita técnica do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, à embarcação, quando foram apresentados a estrutura, o modelo de funcionamento e o impacto social da unidade. Com isso, o barco passou a contar com contrapartida federal para o custeio das atividades, somando-se aos recursos já investidos pelo Governo do Amazonas desde o início das operações.

O Barco Hospital São João XXIII possui estrutura hospitalar completa distribuída em quatro andares, equipada para a realização de procedimentos de pequena e média complexidade. A unidade conta com 14 leitos, sendo 10 de internação e quatro de recuperação pós-anestésica, além de centro cirúrgico, salas de procedimentos e suporte para exames diagnósticos.

A embarcação dispõe ainda de consultórios médicos, odontológicos e oftalmológicos, salas de exames, farmácia, áreas administrativas, cozinha, camarotes para as equipes de saúde, banheiros adaptados, elevador e sistema próprio de tratamento de esgoto, garantindo segurança sanitária e sustentabilidade ambiental. O barco também conta com duas ambulanchas, utilizadas no transporte de pacientes e apoio às ações de saúde.

Balanço de atendimentos

Desde o início das operações, em dezembro de 2024, o Barco Hospital já realizou cerca de 200 mil atendimentos, em 25 expedições, passando por municípios da Região Metropolitana e do interior do Amazonas.

Entre as cidades atendidas estão Iranduba, Manaquiri, Novo Airão, Manacapuru, Anori, Codajás, Caapiranga, Itacoatiara, Urucará, Urucurituba, Anamã, Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Beruri, Boa Vista dos Ramos, Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Silves.

Os serviços ofertados incluem consultas médicas, atendimentos odontológicos, exames laboratoriais, raio-X, ultrassonografia, mamografia, eletrocardiograma, vacinação, dispensação de medicamentos e cirurgias, conforme avaliação médica.

Participaram da solenidade a deputada estadual Alessandra Campelo; a secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud; o defensor público geral, Rafael Barbosa; e o presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), Anderson Sousa; além de profissionais de saúde envolvidos na primeira expedição.

Fotos: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom