Mutirão idealizado pelo parlamentar, em parceria com a SES-AM, começou no dia 18 e segue até sexta-feira (20)
O município de Parintins, distante 420 quilômetros de Manaus, recebe a 3ª edição do Projeto Novo Olhar, idealizado pelo deputado Delegado Péricles (PL) para a realização de cirurgias de catarata e pterígio, conhecido como “carne crescida”. O mutirão começou no último dia 18 e seguirá até sexta-feira (20).

Durante a abertura, Delegado Péricles destacou o propósito que move a iniciativa e o impacto direto na vida da população.
“Cada cirurgia realizada aqui é mais do que um procedimento médico é a devolução da autonomia, dignidade e esperança. Saber que nosso trabalho está chegando a quem mais precisa me fortalece a continuar lutando por uma saúde que seja verdadeiramente acessível ao povo do Amazonas. Com mais essa ação, nosso projeto chega a mais de 400 cirurgias realizadas só em Parintins”, ressaltou.
Realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), o mutirão vai atender cerca de 150 pessoas com cirurgias oftalmológicas. A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou o avanço que a ação representa para o interior.

“Nossa meta é ampliar o acesso e reduzir o tempo de espera por procedimentos oftalmológicos. Estamos levando esses atendimentos para a população que mais precisa e fortalecendo a saúde ocular no interior do Amazonas”, afirmou.

Entre os pacientes atendidos, o senhor Enok Souza Fonseca, 58 anos, expressou seu agradecimento ao parlamentar. “O deputado mudou não só a minha vida, mas a de tanta gente que também precisa. Agradeço a Deus em primeiro lugar e depois ao senhor. Peço que continue ajudando mais pessoas com esse projeto”, disse.
O vereador Babá Tupinambá, que acompanhou a mobilização, reforçou a importância da ação para a comunidade. “Ver tantas famílias recebendo atendimento e recuperando a visão enche nossa comunidade de esperança. Parintins agradece ao deputado Delegado Péricles e a toda a equipe envolvida por transformar esse sonho em realidade para quem esperava há tanto tempo”, afirmou.
Com os procedimentos realizados no Hospital Padre Colombo, o mutirão garante atendimento humanizado desde a triagem até o pós-operatório, sob responsabilidade do médico oftalmologista João Neto.