Você está visualizando atualmente Sorteio define ordem de exibição da propaganda eleitoral gratuita dos candidatos ao governo do AM

Sorteio define ordem de exibição da propaganda eleitoral gratuita dos candidatos ao governo do AM

MANAUS | AM

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) distribuiu, nesta quinta-feira (18), o tempo das propagandas gratuitas no rádio e na televisão dos candidatos a governador no primeiro turno das eleições deste ano e sorteou a ordem de exibição. O horário eleitoral obrigatório começa no dia 26 de outubro e vai até 30 de setembro para os cargos que concorrem ao primeiro turno.

O sorteio ocorreu no auditório da sede do TRE-AM e contou com a participação de 21 partidos. A reunião foi coordenada pelo juiz da propaganda eleitoral, Carlos Queiroz.

Candidato ao governo do estado, Wilson Lima (União Brasil) vai ter o maior tempo de propaganda, 3min54seg,  seguido de Eduardo Braga (MDB) com 2min45seg. Ricardo Nicolau (Solidariedade) terá 58seg, Amazonino Mendes (Cidadania), 50seg e Carol Braz (PDT), com 40seg. A Federação Psol/Rede terá 27seg, assim como o Podemos, também com 27seg.

As propagandas em TV e rádio serão às segundas, quartas e sextas-feiras, com tempo diário de 20 minutos, das 13h15 até 13h25 e 20h45 até 20h55. Já no rádio, o tempo vai das 7h15 até as 7h25 e das 12h até 12h25.

Sem tempo 

Candidatos de partidos que não superaram a chamada cláusula de barreira — dispositivo que estabelece critérios para que siglas possa acessar fundo partidário e propaganda eleitoral gratuita — não terão acesso ao tempo em rádio e TV. É o caso da candidata ao governo Nair Blair (Agir), única entre os postulantes ao Executivo Estadual que não terá horário eleitoral gratuito.

Outros oito partidos também ficaram de fora: DC, PCB, PCO, PMB, PMN, PRTB, PSTU e UP.

Ordem 

As coligações serão exibidas na seguinte ordem:

  • 1° – Em defesa da vida: Eduardo Braga;
  • 2° – Aqui é trabalho: Wilson Lima;
  • 3° – Psol/Rede: Israel Tuyuka;
  • 4° – Amazonas Pode Mais: Henrique Oliveira;
  • 5° – A força do Povo: Amazonino Mendes;
  • 6° – PDT: Carol Braz;
  • 7° – Nos o povo: Ricardo Nicolau.

Indecisão

O Partido Republicano da Ordem Social (Pros) no Amazonas não participou do sorteio, pois o tempo de propaganda da sigla estava sob julgamento da Justiça Eleitoral devido a divergências nos pedidos de registro de candidaturas apresentados.

“Eles tiveram duas correntes. Formalizaram duas coligações diferentes. Vamos excluir o Pros do sorteio por estar sub judice”, informou o supervisor da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral do TRE-AM, Ruy Melo de Oliveira.

Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve Eurípedes Júnior na presidência nacional do Pros. Com isso, a mudança da presidência estadual da legenda sofreu mudanças.