No momento, você está visualizando “Aliado de 1ª hora” de Lula, Fernández chega ao Itamaraty

“Aliado de 1ª hora” de Lula, Fernández chega ao Itamaraty

Petista tem sido “intercessor” do argentino junto ao FMI

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, já está no Palácio do Itamaraty para a cúpula promovida pelo Brasil com todos os chefes de Estado da América do Sul para a discussão de um possível bloco para unir a região. Fernández é um aliado de primeira hora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que assumiu pessoalmente as negociações da dívida argentina junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

O presidente brasileiro reúne, nesta terça-feira (30) em Brasília, os chefes de Estado da América do Sul para propor a formação de um bloco com os 12 países. A iniciativa, porém, enfrenta obstáculos diante das diferenças ideológicas entre os presidentes.

Às margens do encontro do G7, Lula se reuniu no Japão com a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, e pediu “compreensão” em torno da situação econômica na Argentina, que viveu uma forte seca com prejuízo à agricultura e está em dívida com o organismo internacional. A vice-presidente do país vizinho, Cristina Kirchner, defende o calote.

A preocupação do governo brasileiro com a Argentina é política e econômica. Pelo lado político, Lula quer evitar uma derrota acachapante da esquerda nas eleições argentinas deste ano, pelo potencial de contaminar a disputa municipal de 2024 no Brasil. Na economia, o temor é uma crise ainda maior afetar as exportações brasileiras e desacelerar ainda mais a atividade nacional.

O governo federal estuda, inclusive, uma linha de crédito para financiar as exportações à Argentina com garantias dadas pelo Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco dos Brics, hoje sob presidência da ex-presidente petista Dilma Rousseff.

*AE

Deixe um comentário