No momento, você está visualizando Antes da morte, Papa Francisco deu destino comovente para os 200 mil euros que restavam em sua conta bancária

Antes da morte, Papa Francisco deu destino comovente para os 200 mil euros que restavam em sua conta bancária

Papa Francisco faleceu na última segunda-feira (21), aos 88 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por um quadro de insuficiência cardíaca, conforme informou um comunicado do Vaticano. 

Antes de falecer, quanto o Papa doou?

Conforme revelou o bispo Benoni Ambarus à ANSA (agência de notícias italiana), na última quarta-feira (23), o Papa fez uma doação de 200 mil euros (cerca de R$ 1,2 milhão) restantes em sua conta bancária, antes de falecer. Vale lembrar que entre fevereiro e março o pontífice chegou a ficar mais de 30 dias internado, em virtude de problemas pulmonares.

De acordo com as informações disponibilizadas, esses seriam os últimos bens restantes em sua conta bancária. O bispo é responsável pelo escritório para pastoral carcerária e responsável por assuntos da caridade em Roma. Jorge Mario Bergoglio, o Líder da Igreja Católica, não tinha salário.

O Papa teria doado o valor para auxiliar detentos na Itália: “Ele doou 200 mil euros de sua conta pessoal”, disse “Don Ben”, como era chamado carinhosamente por Francisco. Segundo o bispo, essa doação foi direto para uma fábrica de massas, localizada na região central de detenção juvenil Casa del Marmo, que fica em Roma.

Papa Francisco fez doação antes de falecer

Na sequência, o Bispo comentou com o religioso, irmão de María Elena Bergoglio, sobre o valor da hipoteca: “Eu disse a ele que tínhamos uma hipoteca alta para esta fábrica de massas e, se pudéssemos quitá-la, reduziríamos o preço do macarrão, venderíamos mais e contrataríamos mais funcionários”, contou. 

Após o relato do Bispo, o Papa então respondeu: “Estou quase sem dinheiro, mas ainda tenho algo na minha conta”, falou. Na sequência, Papa Francisco fez a transferência: “O Líder da Igreja Católica ‘me deu 200 mil euros'”, pontuou.

Ainda no bate-papo com a agência ANSA, o bispo se recordou do episódio durante a abertura da Porta Santa do Jubileu 2025, na Penitenciária de Rebibbia, em Roma (dezembro/2024): 

“Quando o Papa disse: ‘Don Bem, venha comigo’, e juntos começamos o Jubileu. Para ele, eu era apenas ‘Don Ben’. Acho que ele nem sabia meu nome e sobrenome. Foi emocionante, mas principalmente para aquelas pessoas. Elas se sentiram ‘vistas'”, lembrou-se. O Papa Francisco dedicou-se ao Vaticano durante 12 anos – ele assumiu em 2013.

Deixe um comentário