Você está visualizando atualmente Bancada do Amazonas garante recursos para reforma de igrejas históricas do Centro de Manaus

Bancada do Amazonas garante recursos para reforma de igrejas históricas do Centro de Manaus

São quase R$ 8 milhões para as obras que devem durar entre 9 e 12 meses

Coordenada pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), a Bancada do Amazonas no Congresso Nacional destinou recursos de emendas que vão custear as obras de revitalização das igrejas católicas do Centro histórico de Manaus, orçadas em cerca de R$ 8 milhões. A ordem de serviço para o início da reforma foi assinada nesta quarta-feira (31), contemplando a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Matriz) e as igrejas de Nossa Senhora dos Remédios e de São Sebastião. 

Os imóveis, que são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), serão reformados a pedido da Arquidiocese de Manaus e conta, ainda, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura SEC) e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

“Que bom que a nossa bancada teve a sensibilidade de destinar recursos para essa obra tão importante para o nosso Estado. As igrejas católicas fazem parte e contam um pouco da nossa história de Manaus e preservar essa história é o principal objetivo do Iphan”, disse a superintendente do órgão no Amazonas, Beatriz Calheiro.


 
Presente na assinatura da ordem de serviço, o senador Omar Aziz se colocou à disposição inclusive para liberar mais recursos caso necessário, visto a complexidade característica de obras desse tipo.

“Além dos recursos, é preciso paciência e bons profissionais para fazer a restauração. Temos muitas áreas no Centro histórico que estão abandonadas, mas com as reformas necessárias podemos tornar essas localidades habitáveis novamente. O que estamos fazendo pela bancada ainda é muito pouco em relação ao trabalho humanitário que a Arquidiocese realiza em Manaus”, salientou Omar

Arcebispo de Manaus, o cardeal Dom Leonardo Steiner, ressaltou que este é um momento importante para a cultura e patrimônio do Estado do Amazonas e da cidade de Manaus.

“Todo o esforço que podemos fazer para preservar esse patrimônio nós precisamos executar. Queria agradecer o empenho da bancada do Amazonas pelos recursos para preservar esse patrimônio tão importante. Entrar nessas igrejas é entrar na nossa história e precisamos proteger essa história”, disse o cardeal.

As obras na Catedral devem durar 12 meses, enquanto para as igrejas dos Remédios e São Sebastião a previsão é de nove meses. A reforma vai incluir os serviços de pintura, instalação de condicionadores de ar, revisão da estrutura elétrica e hidráulica, modernização das instalações prediais e adequações de acessibilidade.