Você está visualizando atualmente Bolsonaro aciona TSE após Lula comparar atos do 7 de setembro à Ku Klux Klan

Bolsonaro aciona TSE após Lula comparar atos do 7 de setembro à Ku Klux Klan

Lula disse que manifestações do 7 de setembro pareciam reunião da organização que prega ideais reacionários e extremistas

Brasília –  A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral(TSE), na sexta-feira (9), que pede à Corte que determine a exclusão de vídeos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparando as manifestações do 7 de setembro a uma reunião da Ku Klux Klan, organização que prega a supremacia branca, o nacionalismo branco e a anti-imigração.

A comparação do petista aconteceu durante comício em Nova Iguaçu (RJ) realizado na noite de quinta-feira (5), onde Lula afirmou que não havia pretos nem pardos nos atos a favor do chefe do Poder Executivo.

“Foi uma coisa muito engraçada que, no ato do Bolsonaro, parecia uma reunião da Ku Klux Klan. Só faltou o capuz, porque não tinha negro, não tinha pardo, não tinha pobre, não tinha trabalhador. O artista principal era o velho da Havan, que aparecia como se fosse o Louro José”, disse o petista, em referência também ao empresário Luciano Hang, dono de uma rede de lojas no país.

A equipe jurídica de Bolsonaro ingressou com uma representação por propaganda eleitoral irregular e pediu que a Justiça Eleitoral determine a retirada do Instagram e Youtube de todos os vídeos com a fala petista. Os advogados do presidente afirmam que Lula “fez acusação ofensiva à imagem, leviana e criminosa contra o presidente da República, rotulando-o de pessoa defensora de ideais supremacistas”.

Nas redes sociais,  Bolsonaro também se manifestou sobre as falas de Lula. “Parece que o ex-presidiário se sentiu excluído após esse vídeo. Em resposta, chamou o povo de ‘cuscuz clã’, talvez porque assistiu a milhões de brasileiros vestindo amarelo”, escreveu o presidente.

com a informação d24h