Você está visualizando atualmente Bolsonaro se sentou entre chefes de Estado na posse de Milei

Bolsonaro se sentou entre chefes de Estado na posse de Milei

Cerimônia de posse do novo presidente argentino aconteceu neste domingo

A presença do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) chamou a atenção na posse de Javier Milei neste domingo (10). Embora não tenha mais cargo de chefe de Estado, o brasileiro se sentou ao lado de líderes em exercício da América Latina e da Europa, enquanto Milei fazia seu primeiro discurso. O ex-presidente foi ainda presença constante na TV argentina durante o fim de semana.

Participaram da posse chefes de Estado e de governo de oito países: Paraguai, Uruguai, Chile, Equador, Armênia, Hungria, Espanha e Ucrânia – mais do que os três (Cuba, Uruguai e Paraguai) presentes na posse do antecessor Alberto Fernández, em 2019.

Diversos países decidiram enviar representantes, caso de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do americano Joe Biden. Lula enviou o chanceler Mauro Vieira em seu lugar – nesse caso, ele não recebe tratamento de chefe de Estado, mas de delegação estrangeira.

Outras ausências sentidas foram do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e da Bolívia, Luis Arce. Os líderes se sentaram ao lado do novo presidente nas escadarias do Congresso, onde o libertário fez seu primeiro discurso como presidente.

Bolsonaro ficou entre outros chefes de Estado, ao lado de Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, de Daniel Noboa, presidente recém-eleito do Equador, Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, e Santiago Peña, presidente do Paraguai. Na mesma escadaria, do lado direito de Milei estava o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em sua primeira visita à América Latina.

Na posse, o ucraniano deu um longo abraço no novo presidente argentino e os dois conversaram antes do discurso. Além de Zelensky, estavam do lado direito de Milei o presidente da Armênia, Vahagn Khachaturyan, o presidente do Chile, Gabriel Boric, e o rei da Espanha, Felipe VI.

COMITIVA
Bolsonaro se reuniu com Milei na última sexta-feira (8), logo depois de haver caminhado pela famosa Rua Florida, muito frequentada por turistas brasileiros. Além de Bolsonaro, foram para Buenos Aires o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), entre outros políticos.

*AE