O candidato a prefeito de Manaus pelo União Brasil, deputado estadual Roberto Cidade, assumiu o segundo lugar na corrida eleitoral pela Prefeitura de Manaus. A informação é do Direto ao Ponto Pesquisas, que divulgou, nesta sexta-feira (23), o 5º levantamento. Cidade aparece com 18,5%, ultrapassando o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que figurava cristalizado, desde a pré-campanha, na segunda colocação.

De acordo com o instituto, Roberto Cidade, da coligação “Manaus Merece Mais”, cresceu 2,6% em relação à última pesquisa realizada em julho. O dado é referente ao cenário estimulado, onde o pesquisador apresenta nome e foto dos postulantes ao cargo de prefeito.

Crescimento
Conforme o Direto ao Ponto Pesquisas, Roberto Cidade é o candidato que mais cresceu durante a pré-campanha e nos primeiros sete dias de campanha eleitoral.

Roberto Cidade saiu dos 10,4% na pesquisa executada em novembro de 2023 para 10% em abril de 2024. Em maio, Cidade somou mais 2,5% e obteve 12,5% das intenções de votos. Em junho deste ano, Roberto Cidade somou 13,4%, e saltou para 15,9% em agosto.

Coligação
Roberto Cidade tem como candidato a vice, Coronel Menezes (PP), e é apoiado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, presidente estadual do União Brasil, e pela maioria dos deputados estaduais.
A coligação dele reúne 294 candidatos a vereador do União Brasil, Republicanos, Progressistas, Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido da Renovação Democrática (PRD), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Podemos.
O Direto ao Ponto Pesquisas informou que ouviu presencialmente 830 eleitores em Manaus, nas seis zonas eleitorais, entre os dias 16 e 20 de agosto. A margem de erro é de 3,5%, com um grau de confiabilidade de 95,5%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-07279/2024.