Você está visualizando atualmente Caos no Equador: bandidos invadem universidade e estúdio de TV no país (vídeos)

Caos no Equador: bandidos invadem universidade e estúdio de TV no país (vídeos)

Ataques em Guayaquil ocorrem após o presidente Daniel Noboa decretar estado de exceção e toque de recolher em todo o país

Criminosos cercam salas de aula e pontos acadêmicos em Guayaquil, no Equador, resultando em fuga em massa de estudantes e funcionários. Além disso, vários pontos do país enfrentam o domínio do crime organizado, com ações coordenadas aplicadas na tarde desta terça-feira (9).

PAÍS ESTÁ EM ESTADO DE EXCEÇÃO APÓS FUGA DE CRIMINOSO

Em meio a um recrudescimento da violência no Equador ligada ao crime organizado, agressores armados invadiram o canal de televisão TC e obrigaram os funcionários a deitarem no chão ao vivo. Por volta das 14h30 (horário local, 16h30 na Argentina), na transmissão ao vivo do programa, foram ouvidos tiros e gritos desesperados de pessoas pedindo para não atirar. O diretor de inteligência da Polícia Nacional, Fausto Iñiguez, indicou ao meio de comunicação equatoriano Primícias que unidades já estavam no local. O responsável garantiu que o pessoal do canal pediu ajuda à polícia por meio de mensagens de texto. O líder da maior e mais temida facção criminosa do Equador, a Los Choneros, fugiu da prisão no último domingo, e o presidente equatoriano, Daniel Noboa, decretou estado de exceção em todo o país para facilitar o trabalho das Forças Armadas. A decisão, afirmou, ocorreu em resposta às “tentativas dos grupos ‘narcoterroristas’ de nos amedrontar”. Desde 2011, José Adolfo Macías Villamar, conhecido como Fito, cumpria uma pena de 34 anos por crime organizado, narcotráfico e homicídio.