Em discurso na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta terça-feira (8), o vereador Capitão Carpê (Republicanos) defendeu uma política de tolerância zero às drogas. O parlamentar criticou a possibilidade do Supremo Tribunal Federal (STF) liberar o porte de drogas no País. O julgamento da ação que pode tornar inconstitucional o artigo 28 da Lei Antidrogas já tem quatro votos favoráveis.
Carpê, que é capitão da Polícia Militar do Amazonas e atuou na repressão ao tráfico de drogas no Estado, ressaltou o quanto a decisão pode facilitar o consumo e comercialização de ilícitos e, consequentemente, aumentar a criminalidade.
“Só existe tráfico porque existe usuário. Manaus hoje tem um índice de criminalidade altíssimo porque quase metade dos assassinatos violentos estão relacionados ao tráfico de drogas. Qual será o próximo passo?” questionou.
O parlamentar também subiu o tom em relação o STF, que está se debruçando em uma pauta que é de competência do Congresso Nacional.
“Os poderes são harmônicos e independentes. Não pode um se intrometer no outro e o que o STF está fazendo nesse caso específico é legislar no lugar do Congresso Nacional. Não podemos aceitar isso. Os ministros não receberam votos para representar o povo”, finalizou.