Você está visualizando atualmente Carnaval na Floresta: Central Integrada de Fiscalização passou por sete bairros entre noite de sexta e madrugada deste sábado

Carnaval na Floresta: Central Integrada de Fiscalização passou por sete bairros entre noite de sexta e madrugada deste sábado

Ao todo, 12 estabelecimentos foram fiscalizados; ações serão intensificadas durante todo o período carnavalesco, garante secretário de Segurança

Agentes que atuam na Central Integrada de Fiscalização (CIF) estiveram, na noite da sexta-feira (03/02), e madrugada deste sábado (04/02), em sete bairros de Manaus. A ação busca coibir irregularidades em bares e em outros estabelecimentos e evitar que “paredões” (carros com equipamentos alto-falantes) se instalem em postos de combustíveis neste mês de fevereiro, marcado pelas comemorações de Carnaval.

O secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), general Carlos Alberto Mansur, garantiu que os trabalhos serão intensificados durante todo o período carnavalesco, tanto em Manaus quanto no interior do Amazonas.

General Carlos Alberto Mansur, secretário de Segurança Pública

“Todos os dias teremos fiscalização na cidade, principalmente, nesse mês de fevereiro para evitar que a ordem pública seja prejudicada. Além das fiscalizações, intensificaremos o policiamento em todo o estado. São ações coordenadas e integradas que estão sendo planejadas e desencadeadas para que o carnaval ocorra como tem de ser, com segurança”, garantiu o secretário.

CIFs
As CIFs são realizadas de forma integrada por órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), e coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva de Gestão e Planejamento Integrado (Seagi). As ações foram reiniciadas na quinta-feira (02/02).

Entre a noite da sexta-feira e madrugada deste sábado, foram fiscalizados 12 estabelecimentos, localizados nos bairros Centro, na zona sul; Dom Pedro, Alvorada e Redenção, na zona centro-oeste; Lírio do Vale e Tarumã, na zona oeste; e Flores, na zona centro-sul. Nos bares e postos de combustíveis não foi encontrada nenhuma irregularidade.

O tenente-coronel Marco Antônio Gama, que coordenou a CIF, na sexta-feira, explicou que os locais fiscalizados foram definidos como alvos em decorrência de denúncias. A ação buscou apurar crimes de perturbação do sossego, e consumo de bebida alcoólica e ação de “paredões” em postos de combustíveis, que são proibidos.

“Tudo isso é alvo de denúncias que foram feitas ao longo de algumas semanas, e direcionamos para esses focos. Atuamos na região central, depois para área oeste e finalizamos na avenida Nilton Lins. Foram 12 pontos de vistorias realizadas. Não foi constatada nenhuma irregularidade, mas as fiscalizações vão continuar”, informou o tenente-coronel.

Efetivo
A CIF contou com um efetivo integrando, composto por servidores do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM). Entre os integrantes estavam servidores das Forças de Segurança, entre Polícia Militar (PMAM), Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros (CBMAM), Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e a Secretária de Estado de Assistência Social (Seas), entre outras.

FOTOS: Carlos Soares/SSP-AM