O horário gratuito de rádio e televisão para o primeiro turno das eleições começa vai até 29 de setembro
Os candidatos à presidência da República e a deputados federais irão estrear no sábado (27).
Às segundas, quartas e sextas, serão exibidos os programas dos candidatos a senador, governador e deputado estadual. Às terças, quintas e sábados, serão transmitidas as propagandas dos candidatos a presidente e deputado federal.
Serão 50 minutos de propaganda eleitoral divididos em dois blocos de 25 minutos, de segunda a sábado. Os partidos também têm direito a pequenos blocos publicitários que serão divulgados nas emissoras durante suas programações, começando às 5h e finalizando à meia-noite. As inserções podem ter 30 ou 60 segundos. No total, diariamente, a propaganda eleitoral gratuita terá 70 minutos diários de programação.
Para operacionalizar as transmissões, o TRE inaugurou, ontem (25), a Central de Recebimento de Mídias das Eleições Gerais 2022. Mais conhecido como Ilha de Edição, o espaço funcionará no térreo do Fórum Eleitoral de Manaus, prédio anexo ao edifício sede do tribunal, durante o período destinado à propaganda eleitoral gratuita.
A Central terá atribuição de receber dos partidos políticos, coligações e federações as gravações contendo a propaganda eleitoral gratuita a ser transmitida pelas emissoras de rádio e TV, assim como, também, aquelas com denominação de “Direito de Resposta”.
Em relação aos candidatos a presidente, a ordem de exibição para o primeiro dia de propaganda – sábado (27) – sorteada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é: Roberto Jefferson (PTB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d’Avila (Novo), Luiz Inácio Lula da Silva (Coligação Brasil da Esperança), Simone Tebet (Coligação Brasil para Todos), Jair Bolsonaro (Coligação pelo Bem do Brasil) e Ciro Gomes (PDT).
O tempo diário de cada candidato a presidente em cada bloco de propaganda e o número de inserções ficaram assim definidos: Ciro Gomes, 52 segundos; Felipe d’Avila, 22 segundos; Jair Bolsonaro, 2 minutos e 38 segundos; Luiz Inácio Lula da Silva, 3 minutos e 39 segundos; Roberto Jefferson (PTB), 25 segundos; e Simone Tebet , 2 minutos e 20 segundos.