No momento, você está visualizando Delegado Péricles cobra cronograma de nomeação dos aprovados no concurso da Polícia Civil do Amazonas

Delegado Péricles cobra cronograma de nomeação dos aprovados no concurso da Polícia Civil do Amazonas

O parlamentar encaminhou ofício à Delegacia Geral da PC solicitando informações detalhadas sobre a nomeação dos 63 novos servidores

O deputado estadual Delegado Péricles (PL) formalizou, na manhã desta quinta-feira (8), um novo pedido de esclarecimentos à Delegacia Geral da Polícia Civil do Amazonas sobre o cronograma de nomeação dos aprovados no concurso público da corporação.

O ofício, encaminhado ao delegado geral Bruno de Paula Braga, reforça a cobrança por mais transparência e celeridade no cumprimento do que foi anunciado pelo próprio Governo do Estado no início de 2025.

Segundo informações divulgadas oficialmente em fevereiro, a previsão era de que 63 aprovados, entre delegados, escrivães, investigadores e peritos fossem convocados para entregar documentação em maio e assumissem seus cargos em junho. No entanto, até o momento, não houve atualização pública sobre o andamento do processo.

“Esses novos profissionais são fundamentais para reforçar a segurança pública do nosso Estado. Por isso, cobro respostas claras sobre as etapas de nomeação e capacitação dos aprovados. O povo do Amazonas precisa saber quando esses servidores estarão efetivamente nas ruas, trabalhando”, destacou Delegado Péricles.

No documento, o parlamentar solicita cinco informações principais: Cronograma completo para entrega de documentação, posse e início das atividades; quantidade de vagas por cargo a serem preenchidas; critérios de escolha e ordem de convocação dos aprovados; locais de lotação, incluindo distribuição no interior e em áreas de fronteira e detalhamento das etapas de formação previstas antes do início das atividades operacionais.

Segundo o parlamentar, a iniciativa faz parte do seu compromisso com a valorização dos profissionais da segurança e com a fiscalização da gestão pública, “especialmente em áreas sensíveis como o combate à criminalidade”.

“O Amazonas vive uma crise na segurança. Não dá para entender tanta demora para colocar nas ruas quem já passou por todas as fases do concurso. Vamos acompanhar de perto e cobrar o que for necessário para que o Governo cumpra sua palavra”, concluiu Péricles.