A proposta visa a construção de um espaço que concentre a realização de exames, procedimentos e consultas para diagnóstico das diversas formas da doença
O deputado estadual Delegado Péricles (PL) está empenhado em garantir que Manaus tenha, em breve, um Centro de Diagnóstico e Estadiamento do Câncer no serviço público de saúde.
A proposta visa a construção de um espaço que concentre a realização de exames, procedimentos e consultas para diagnóstico das diversas formas da doença, processo que pela legislação brasileira compete a atenção básica de saúde, e que por isso, foi apresentado por Delegado Péricles ao candidato à Prefeitura de Manaus, Capitão Alberto Neto (PL), que abraçou a ideia e a inseriu em seu plano de governo.
“Fico feliz pela sensibilidade do Capitão Alberto Neto, que recebeu nossa indicação com compromisso e entusiasmo. Esse será um movimento inovador e transformará a maneira com que combatemos o câncer em nossa cidade”, comemorou Péricles destacando que esse é mais um movimento do seu mandato pela melhoria do diagnóstico e atendimento de pessoas com suspeita ou em tratamento das diversas formas do câncer.
“Já estamos na iminência da entrega do Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero- Cepcolu, e agora estamos com esse novo projeto. É de fato uma grande frente de batalha, que precisará de recursos, não só de emendas parlamentares, como de verbas do município e do Estado”, analisou Delegado Péricles, convidando a sociedade a se engajar positivamente pela causa.
Entenda o projeto
Na prática, o projeto defendido por Delegado Péricles pretende criar um hospital que faça a triagem de casos suspeitos e indicativos de biópsia. A ideia do parlamentar é suprir uma demanda crescente por exames de imagem em Manaus.
“Para melhorarmos nossa capacidade de diagnóstico, permitindo um tratamento mais rápido e preciso para doenças que exigem exames como tomografias, ressonâncias magnéticas e ultrassonografias”, explicou Delegado Péricles, enfatizando que o Centro será um braço da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon), pois já serão direcionados aos seus respectivos tratamentos, sem perda de tempo.