O deputado federal Saullo Vianna (União Brasil) é o novo presidente do Nacional Futebol Clube, substituindo o prefeito de Iranduba, Augusto Ferraz, seu correligionário. A posse, hoje, foi prestigiada pelo presidente de honra do clube, o senador Omar Aziz (PSD), que voltou a frequentar o clube, ressaltou a importância do momento e reforçou o apoio à nova gestão.
“Desejo todo sucesso à nova diretoria! E que faça uma grande campanha no Campeonato Amazonense!”, declarou o senador na solenidade, que ainda contou com empresários e marcou a reaparição do conselheiro Ari Moutinho Junior, que estava sem participar de eventos públicos desde o ano passado. O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), deputado estadual Ednailson Rozenha, também prestigiou.
Durante o evento, também foi realizada uma homenagem especial a Flávio de Souza, responsável por compor o hino do clube, além de ter sido treinador nos anos 60.
Com mais de 100 anos de história, o Nacional segue, com 43 títulos estaduais, como o maior campeão do futebol amazonense.
Vianna assumiu a liderança do Leão da Vila Municipal para o triênio 2025-2027, ao lado de Assem Mustafa Neto, vice-presidente de Futebol Profissional e Amador, e Mario Cruz, vice-presidente Administrativo-Financeiro.
Durante a cerimônia de posse, encabeçada por Omar Aziz, presidente de honra do clube, Saullo destacou sua relação histórica com o clube e o futebol amazonense. “É uma honra poder assumir a presidência do Nacional. Sempre tive uma ligação e uma paixão muito grande pelo futebol e, principalmente, pelo Leão. Vivi 28 anos no bairro Nossa Senhora das Graças, vizinho à sede do clube. Minha primeira escolinha de futebol foi no Nacional, onde também joguei nas categorias de base. Esse clube faz parte da minha história, e agora me sinto honrado em poder contribuir diretamente com ele”, declarou.
Assumindo a presidência com grandes desafios pela frente, Saullo reafirmou o compromisso de reestruturar o clube, começando pela solução das dívidas herdadas de gestões anteriores. “Nossa garra para enfrentar esse desafio vai ser do tamanho do Nacional. O objetivo inicial é sanear as contas do Nacional nesses três anos, para que possamos trabalhar com mais tranquilidade e foco em conquistas esportivas. Além disso, vamos montar um time competitivo para disputar competições nacionais e resgatar a grandeza do clube”, destacou.
Outro ponto central de sua gestão será o investimento em categorias de base, tradicionalmente fortes no Nacional. “O clube já revelou atletas que tiveram sucesso mundial, e queremos retomar essa tradição. Vamos estruturar uma base sólida, voltada à formação de jogadores para o time principal e para o cenário nacional. Também temos o desejo de criar um time feminino, fortalecendo o Nacional em todas as modalidades”, afirmou o novo presidente.
Em seu primeiro discurso como presidente do Leão da Vila Municipal, Saullo Vianna anunciou que a time será comandado pelo técnico Cleber Gaúcho, que conta com passagens por clubes tradicionais como Marília (SP), Criciúma (SC) e XV de Piracicaba (SP).
Outro compromisso firmado foi lançar o time feminino de futebol do Nacional. “É preciso fomentar o futebol feminino na nossa região. Comprovamos a força da nossa cidade nos últimos anos, lotamos a Arena da Amazônia, e vamos atrás deste mesmo sucesso. O Nacional merece ser grande e destaque nacional em todas as frentes, e vamos fazer isso”.