Você está visualizando atualmente ‘Detran Cidadão no Interior’: mais de 1.200 pessoas são atendidas no município de Presidente Figueiredo

‘Detran Cidadão no Interior’: mais de 1.200 pessoas são atendidas no município de Presidente Figueiredo

45 mototaxistas foram beneficiados com os kits de colete e capacete, oriundos do projeto “Motociclista Legal”

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) promoveu, nesta sexta-feira (14/07), em parceria com a Prefeitura de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros distante de Manaus), na praça da Vitória, naquele município, mais uma edição do “Detran Cidadão no Interior”, que atendeu mais de 1.200 pessoas com serviços sociais, emissão de documentos, atividades e palestras educativas, além da entrega de equipamentos de segurança para mototaxistas.

No ônibus itinerante do Departamento de Trânsito, foram ofertados serviços envolvendo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), regularização de veículos, além da realização de, aproximadamente, 150 inscrições para os cursos gratuitos oferecidos pela instituição.

“Chegar ao interior do Amazonas com essas ações é uma missão do Detran. O governador Wilson Lima determinou que a instituição estivesse cada vez mais próxima da população, que trabalhasse ainda mais a questão social, e é isso que estamos fazendo. Já passamos por Iranduba, agora estivemos em Presidente Figueiredo e, muito em breve, vamos chegar a outros municípios do Estado”, comentou Rodrigo de Sá, diretor-presidente do Detran-AM

O público presente recebeu, ainda, a orientação do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Trânsito (Navat), que envolve questões jurídicas, psicossociais e assistência ao Seguro DPVAT. Também puderam assistir a demonstração dos equipamentos utilizados pelos agentes de trânsito nas fiscalizações.

A Equipe de Educação para o Trânsito da instituição promoveu uma programação especial voltada para 800 alunos das escolas municipais da cidade, com a apresentação do teatro de fantoches “Os Vingadores do Trânsito”, e distribuiu material educativo e desenvolveu atividades lúdicas.

Conhecimento
A estudante do 2º ano do Ensino Fundamental, Lia Fernandes Teixeira, 8, recebeu a cartilha “Super Turma do Detran”, e escolheu já sua personagem preferida. Mesmo com a pouca idade, ela demonstrou conhecimento sobre segurança no trânsito. “Gostei da Faixa Maravilha porque ela tem as minhas cores preferidas, e sei que só posso atravessar na faixa e segurando a mão da minha mãe”, contou a estudante.

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) marcou presença no evento, com a participação de 40 bombeiros mirins que fazem parte do projeto social “Proebom”, criado desde 2021, em Presidente Figueiredo. Os alunos participaram das palestras voltadas à Educação no Trânsito.

“É importante a visão geral que o Detran Amazonas está trazendo em relação a segurança no trânsito, porque eles (bombeiros mirins) serão os futuros condutores, e vão saber quais serão as suas responsabilidades, a partir do momento que sentarem atrás de um volante”, ressaltou o comandante do CBMAM naquele município, tenente Omena.

Órgãos como a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) e a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) também se fizeram presentes com suas ações na praça da Vitória.

Serviços
Além disso, a Prefeitura de Presidente Figueiredo ofereceu diversos serviços por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que disponibilizou a vacinação; da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc), com serviços de emissão de documentos, como RG, e serviços sociais; da Secretaria da Mulher, com os projetos “Cuidando Delas” e “Cuidando Deles”; além da Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU), que emitiu certificados de permissão de estacionamento aos idosos e deficientes, e da Secretaria de Educação (Semed).

“Essa ação que está acontecendo, nesta sexta-feira, é de grande importância. Esse elo entre o Detran e Prefeitura de Presidente Figueiredo, está trazendo benefícios e aproximando mais a nossa população figueiredense dos serviços do Governo do Estado”, salientou João Paulo Kissinger, diretor da EMTU-PF

Motociclista Legal
Durante a ação, 45 mototaxistas do município de Presidente Figueiredo foram beneficiados com kits de colete e capacete. Dentre elas, a mototaxista Andrezza Cavalcante Marinho, 36, que há 5 anos exerce a profissão sob duas rodas.

“Primeiramente queria falar sobre o curso do mototoxista que fiz. O acompanhamento foi muito importante para mim, porque é preciso saber desde a abordagem com o cidadão que está usando o nosso serviço, até a legislação. O mototaxista, por direito e por dever, hoje, tem que estar legalizado, andar devidamente com capacete e com o colete de identificação. E nesta sexta, o Detran está nos proporcionado isso”, disse ela.

Desde a sua implementação, em 2021, até o momento, o projeto “Motociclista Legal” já contemplou 385 mototaxistas, em Presidente Figueiredo, e no Amazonas quase 10 mil.

FOTOS: Isaque Ramos/Detran-AM