No momento, você está visualizando Em menos de 48 horas, Forças de Segurança prendem dupla suspeita de envolvimento em explosão e roubo a casa lotérica

Em menos de 48 horas, Forças de Segurança prendem dupla suspeita de envolvimento em explosão e roubo a casa lotérica

Os suspeitos foram autuados em flagrante pelo crime de roubo

As Forças de Segurança do Amazonas prenderam, no domingo (08/02), dois irmãos, de 19 e 22 anos, por envolvimento na explosão e no roubo a uma casa lotérica localizada na zona norte de Manaus. As prisões ocorreram em menos de 48 horas após o crime e são resultado da rápida atuação integrada da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

O secretário-executivo adjunto de Operações da SSP-AM, André Gomes Ribeiro, explicou que a identificação e prisão dos suspeitos foi efetuada com o apoio do sistema Paredão e da Secretaria de Inteligência (Seai).

“A SSP, na parte de integração das Forças de Segurança, atuou nessa ocorrência com o sistema Paredão, por meio do reconhecimento facial e com a Seai em conjunto com a Polícia Militar e Civil. Todo o Sistema de Segurança atuou de forma incansável para dar uma resposta firme à sociedade e ao Estado”, disse o secretário executivo.

O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Klinger Paiva, destacou a atuação ininterrupta dos órgãos desde o momento do crime, ressaltando o trabalho em conjunto que resultou na rápida identificação e prisão dos envolvidos por meio dos policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).

“Quero enaltecer todo esse trabalho de equipe que foi realizado e as forças que atuaram de forma integrada e ininterrupta desde o dia do fato, o que culminou na prisão dos suspeitos por uma equipe da Rocam. Esse resultado, não seria possível sem o trabalho incansável dos nossos parceiros da Polícia Civil, que também colheram informações, até chegarem à prisão desses infratores”, explicou.

A dupla foi localizada de forma conjunta pelas equipes de Inteligência da Seai e da Rocam, na casa de uma familiar, no bairro Santa Etelvina, na zona norte de Manaus.

No momento da prisão, os policiais encontraram com os irmãos, 15 celulares, dois tabletes e cordões de ouro. O valor roubado da casa de jogos não foi localizado. À Polícia Militar, os presos informaram que usaram o valor para pagar uma dívida que tinham com traficantes.

Investigação detalha confecção de artefato caseiro

O delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Bruno Fraga, explicou que as investigações da Delegacia Especializada De Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd) apontaram que os irmãos aprenderam a confeccionar o artefato explosivo de forma caseira por meio de filmes. Ele destacou ainda que um dos suspeitos já possuía passagem pela polícia.

“O que chama a atenção neste caso é que eles utilizaram um artefato feito de forma caseira, com capacidade suficiente para ocasionar a explosão e, de acordo com o depoimento, aprenderam isso assistindo filmes. Diante da dinâmica do crime, nós podemos constatar que não foi um crime tão elaborado, mas a audácia desses dois jovens é grande, ressalto que um deles já tinha um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo”, disse o delegado.

Procedimentos

Os dois homens foram presos em flagrante pelo crime de roubo com utilização de explosivos e encaminhados para DERFD para os demais procedimentos de polícia judiciária.

Fotos: Victor Levy/SSP-AM