“Muitas vezes os pais não têm como subsidiar um psicólogo, e na sede do conselho tutelar essas crianças são somente encaminhadas” destaca Ivo Neto.
Durante a Sessão Plenária desta manhã (04/03) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Ivo Neto (Patriota) pronunciou-se em debate sobre a importância do atendimento psicológico nas sedes dos conselhos tutelares.
O debate ocorreu durante a votação do Projeto de Lei 262/2023, que estabelece o direito de crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual à prioridade no atendimento psicológico na rede municipal de saúde.
Ivo Neto, com sua experiência de dois mandatos consecutivos como conselheiro tutelar, trouxe à tona a necessidade de direcionar esses atendimentos psicológicos para os conselhos tutelares.
O vereador ressaltou a frequência de casos de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes em Manaus, onde os pais, muitas vezes, não conseguem subsidiar um psicólogo. E dentro da sede dos conselhos não há esse atendimento imediato.
Railssa Almeida, conselheira tutelar, enfatizou a importância da parceria entre conselheiros e psicólogos, pois muitas vezes recebem crianças psicologicamente abaladas, enfrentando uma fila de espera considerável. Destacou a necessidade de prioridade para essas crianças e adolescentes.
Texto: Taísa Passos – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira- DICOM