Você está visualizando atualmente Em reunião com comitiva americana, Wilson Lima destaca importância de instalação de consulado dos EUA no Amazonas

Em reunião com comitiva americana, Wilson Lima destaca importância de instalação de consulado dos EUA no Amazonas

Governador ressaltou que medida é essencial pela posição estratégica do Amazonas, bem como quantidade de estrangeiros que desembarcam no estado

O governador Wilson Lima se reuniu, nesta quarta-feira (06/11), com uma comitiva do consulado dos Estados Unidos para discutir a instalação de um escritório da embaixada no Amazonas. A medida tem sido reforçada pelo governador Wilson Lima desde o ano passado, dada a importância de Manaus como ponto estratégico para emissão de vistos e, também, para apoiar turistas norte-americanos que desembarcam na capital.

“A região Norte é a única que não tem um escritório para esse serviço e essa parceria seria essencial para garantir uma ligação com o país, levando em consideração o nosso posicionamento e a quantidade de turistas que viajam para o estado”, afirmou o governador Wilson Lima.

Na reunião, o governador recebeu o primeiro-secretário Alexandre Gupman, a cônsul dos Estados Unidos e chefe do Serviço de Atendimento ao Cidadão Americano, Marisa Ferguson, e o cônsul e chefe da Seção Consular em Brasília, Antonio Agnone. Os representantes diplomáticos destacaram o trabalho realizado pela seção consular e discutiram os serviços disponibilizados pelo consulado, além dos requisitos necessários para acesso aos serviços.

Em maio deste ano, o governador Wilson Lima solicitou apoio de cinco congressistas americanos para a instalação de um posto da embaixada dos Estados Unidos em Manaus. As agendas aconteceram no Capitólio, edifício que abriga o Senado e a Câmara, em Washington D.C.

Na ocasião, Wilson Lima destacou alguns pontos para que haja a emissão de vistos na capital do Amazonas, incluindo a ausência de um posto na região Norte. Hoje, o serviço é oferecido pela embaixada em Brasília (DF) ou nos quatro consulados localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.

O assunto também foi tratado em 2023, em Brasília, com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Wilson Lima pontuou o incentivo do Governo do Amazonas ao turismo local, tendo em vista a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis usados na aviação, medida que estimulou a abertura de novos destinos aéreos tendo Manaus como rota.

De acordo com dados da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), de janeiro a setembro de 2024, o Amazonas recebeu mais de 12 mil turistas norte-americanos, o principal país emissor e o equivalente a 28% da movimentação de estrangeiros. Em seguida constam turistas da Colômbia, Canadá, Reino Unido e Alemanha.

FOTOS: Diego Peres/Secom