MANAUS | AM
A polarização vivenciada no Brasil já deixou de ser uma realidade somente no debate político e tem ocupado os segmentos da sociedade. Prova disso é que viralizou nas redes sociais uma loja de lingerie que vende calcinhas personalizadas com os nomes dos dois principais concorrentes à presidência da República: Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).
A postagem no Twitter, que conta com mais de 70 mil curtidas e 4 mil comentários – e contando, mostra uma peça verde com o nome do atual presidente e uma vermelha com o nome do petista. Em outra publicação, no perfil oficial da loja, um vídeo das peças possui mais de 20 mil visualizações. “O brasileiro vive intensamente a frase ‘quem tem limite é município’”, diz um comentário.
A ideia inusitada é do empresário de São Paulo Alex Farias, que está no ramo de lingerie há 29 anos na região do Brás. Ao site O PODER, ele contou que o conceito surgiu a partir de uma encomenda de uma cliente, que pediu uma peça com o nome “Lula”. A marca já apostava em calcinhas personalizadas com nomes ou frases.
“Não existe uma produção. Dependendo do que a pessoa quer, a gente monta a frase. As pessoas chegaram pedindo, nós fotografamos e viralizou. Não foi nem de propósito, nós sempre fotografamos as calcinhas, independente do nome”, explicou o empresário.
Toalhas em Manaus
Na capital do Amazonas, comerciantes também veem na disputa entre Bolsonaro e Lula uma fonte de renda. É possível encontrar, em diversas zonas da cidade, em esquinas ou centros comerciais, a venda de toalhas de banho com os rostos dos presidenciáveis. “Fechado com Bolsonaro” e “Lula pro Brasil voltar a sorrir” são os dizeres das estampas.
Ao O PODER, um dos vendedores, que preferiu não se identificar, disse que a intenção do comércio não é política, mas apenas uma forma de garantir o sustento, em meio a crise econômica enfrentada no País.
Tebet ganha estampa
No início deste mês, a senadora Simone Tebet (MDB), pré-candidata à presidência da República, ganhou espaço no varal dos vendedores ambulantes de São Paulo. Ao passar por um ponto de vendas de toalhas, ela chegou a reclamar da falta de material disponível com seu rosto. Um microempresário disse a ela que resolveria o problema e, dias depois, a toalha com a imagem da emedebista já ocupava as ruas da cidade, com a frase estampada “Simone Tebet – A Nova Esperança do Brasil”.