Você está visualizando atualmente Faculdade de Medicina da USP promove palestra sobre “saúde das mulheres de próstata”

Faculdade de Medicina da USP promove palestra sobre “saúde das mulheres de próstata”

Palestrante e ativista trans. e ex candidata a deputada pelo PSOL

A Faculdade de Medicina da USP prevê em seu próximo evento sobre sexualidade feminina módulos direcionados a pessoas LGBTQIA+. A programação inclui palestras sobre “a história do corpo e a saúde das mulheres de próstata”, “aconselhamento reprodutivo para pessoas trans” e “chemsex e vulnerabilidade”. A iniciativa está programada para os dias 10 e 11 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

O chemsex (que faz referência a “sexo químico”) é uma prática que conta com o uso de psicoativos durante a relação sexual, que tendem à desinibição e ao aumento de sensações – e trazem riscos à saúde.

O site de divulgação do evento diz que o docente Edmund Chada Baracat, organizador das conferências, procura debater temas atuais “trazendo sempre novidades e esclarecimentos sobre os aspectos polêmicos de nossa especialidade”. Baracat é professor titular de ginecologia da Faculdade de Medicina da USP.

A palestra “a história do corpo e a saúde das mulheres de próstata” será ministrada por Helena Vieira, que é trans e não tem formação em Medicina. Ela estudou Gestão de Políticas Públicas na USP e foi consultora de novelas da Globo. Em seu perfil nas redes sociais, apresenta-se como escritora, transfeminista, dramaturga, roteirista e filósofa. Helena foi candidata a deputada federal pelo PSOL e convidada por Fernando Haddad, quando era pré-candidato ao governo de São Paulo (atualmente ministro da Fazenda), para falar sobre a questão LGBT nas políticas de cultura durante um seminário.