Homenagens do público poderão ser feitas por 4 dias em prédio do Parlamento
O Palácio de Buckingham confirmou neste sábado (10) que o funeral de Estado da Rainha Elizabeth II será realizado em 19 de setembro. A cerimônia terá início às 11h (horário local) na Abadia de Westminster, em Londres.
Antes disso, o caixão vai passar por diferentes cidades do Reino Unido e poderá ser visto pelo público no Westminster Hall, o prédio mais antigo do Parlamento britânico.
Desde o anúncio da morte da Rainha Elizabeth II, aos 96 anos, o corpo da monarca está no Castelo de Balmoral, na Escócia.
Leia o comunicado na íntegra:
“O Funeral de Estado de Sua Majestade a Rainha acontecerá na Abadia de Westminster na segunda-feira, 19 de setembro, às 11:00 horas BST. Antes do Funeral de Estado, a Rainha ficará deitada em Westminster Hall por quatro dias, para permitir que o público preste suas homenagens.
O caixão da rainha atualmente repousa no salão de baile do Castelo de Balmoral e viajará para Edimburgo amanhã, domingo, 11 de setembro, por estrada, para chegar ao Palácio de Holyroodhouse, onde ficará na Sala do Trono até a tarde de segunda-feira, 12 de setembro.
Na tarde de segunda-feira, 12 de setembro, uma procissão será formada no pátio do Palácio de Holyroodhouse para transportar o caixão para a Catedral de St Giles, em Edimburgo. O Rei e os Membros da Família Real participarão da procissão.
O caixão de Sua Majestade ficará então em repouso na Catedral de St Giles, guardado pela Royal Company of Archers, para permitir que o povo da Escócia preste seus respeitos.
Na tarde de terça-feira, 13 de setembro, o caixão viajará da Escócia por aeronaves da Royal Air Force do Aeroporto de Edimburgo, chegando à RAF Northolt mais tarde naquela noite. Depois, será acompanhado na viagem pela Princesa Real.
O caixão da rainha será então transportado para o Palácio de Buckingham por estrada, para descansar no Bow Room. Na tarde de quarta-feira, 14 de setembro, o caixão será carregado em procissão em uma carruagem de artilharia real da tropa do rei, do Palácio de Buckingham ao Palácio de Westminster, onde a rainha ficará deitada no Westminster Hall até a manhã do Funeral do Estado.
A procissão viajará pelos Jardins da Rainha, The Mall, Horse Guards and Horse Guards Arch, Whitehall, Parliament Street, Parliament Square e New Palace Yard. Depois, no Westminster Hall, o Arcebispo de Canterbury realizará um breve serviço.
Durante o Lying-in-State, o público terá a oportunidade de visitar o Westminster Hall para prestar suas homenagens à Rainha. Na manhã de segunda-feira, 19 de setembro, o caixão será levado em procissão do Palácio de Westminster até a Abadia de Westminster, onde acontecerá o Funeral de Estado.
Após a cerimônia, o caixão viajará em procissão da Abadia de Westminster ao Arco de Wellington. De Wellington Arch, o caixão viajará para Windsor e, uma vez lá, o State Hearse viajará em procissão para a Capela de São Jorge, Castelo de Windsor, através da Long Walk. Um serviço de compromisso terá então lugar na Capela de São Jorge.”