Você está visualizando atualmente Funeral da Rainha Elizabeth II será em 19 de setembro na Abadia de Westminster

Funeral da Rainha Elizabeth II será em 19 de setembro na Abadia de Westminster

Homenagens do público poderão ser feitas por 4 dias em prédio do Parlamento

Retrato da Rainha Elizabeth II em ponto de ônibus perto da Abadia de Westminster
Foto: Reuters

O Palácio de Buckingham confirmou neste sábado (10) que o funeral de Estado da Rainha Elizabeth II será realizado em 19 de setembro. A cerimônia terá início às 11h (horário local) na Abadia de Westminster, em Londres.

Antes disso, o caixão vai passar por diferentes cidades do Reino Unido e poderá ser visto pelo público no Westminster Hall, o prédio mais antigo do Parlamento britânico.

Desde o anúncio da morte da Rainha Elizabeth II, aos 96 anos, o corpo da monarca está no Castelo de Balmoral, na Escócia.  

Leia o comunicado na íntegra:

“O Funeral de Estado de Sua Majestade a Rainha acontecerá na Abadia de Westminster na segunda-feira, 19 de setembro, às 11:00 horas BST. Antes do Funeral de Estado, a Rainha ficará deitada em Westminster Hall por quatro dias, para permitir que o público preste suas homenagens.

O caixão da rainha atualmente repousa no salão de baile do Castelo de Balmoral e viajará para Edimburgo amanhã, domingo, 11 de setembro, por estrada, para chegar ao Palácio de Holyroodhouse, onde ficará na Sala do Trono até a tarde de segunda-feira, 12 de setembro.

Na tarde de segunda-feira, 12 de setembro, uma procissão será formada no pátio do Palácio de Holyroodhouse para transportar o caixão para a Catedral de St Giles, em Edimburgo. O Rei e os Membros da Família Real participarão da procissão.

O caixão de Sua Majestade ficará então em repouso na Catedral de St Giles, guardado pela Royal Company of Archers, para permitir que o povo da Escócia preste seus respeitos.

Na tarde de terça-feira, 13 de setembro, o caixão viajará da Escócia por aeronaves da Royal Air Force do Aeroporto de Edimburgo, chegando à RAF Northolt mais tarde naquela noite. Depois, será acompanhado na viagem pela Princesa Real.

O caixão da rainha será então transportado para o Palácio de Buckingham por estrada, para descansar no Bow Room. Na tarde de quarta-feira, 14 de setembro, o caixão será carregado em procissão em uma carruagem de artilharia real da tropa do rei, do Palácio de Buckingham ao Palácio de Westminster, onde a rainha ficará deitada no Westminster Hall até a manhã do Funeral do Estado.

A procissão viajará pelos Jardins da Rainha, The Mall, Horse Guards and Horse Guards Arch, Whitehall, Parliament Street, Parliament Square e New Palace Yard. Depois, no Westminster Hall, o Arcebispo de Canterbury realizará um breve serviço.

Durante o Lying-in-State, o público terá a oportunidade de visitar o Westminster Hall para prestar suas homenagens à Rainha. Na manhã de segunda-feira, 19 de setembro, o caixão será levado em procissão do Palácio de Westminster até a Abadia de Westminster, onde acontecerá o Funeral de Estado.

Após a cerimônia, o caixão viajará em procissão da Abadia de Westminster ao Arco de Wellington. De Wellington Arch, o caixão viajará para Windsor e, uma vez lá, o State Hearse viajará em procissão para a Capela de São Jorge, Castelo de Windsor, através da Long Walk. Um serviço de compromisso terá então lugar na Capela de São Jorge.”