Você está visualizando atualmente Globo aceita fornecer arquivo bruto de entrevista com do Val

Globo aceita fornecer arquivo bruto de entrevista com do Val

Ministro Alexandre de Moraes já havia recuado de sua decisão inicial ao exigir material

O Grupo Globo decidiu fornecer os arquivos brutos (na íntegra, sem edição) das entrevistas do senador Marcos do Val (Podemos-ES), ainda que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, tenha mudado sua decisão, exigindo apenas o material que foi ao ar.

Em nota ao Poder 360, emissora carioca informou que não houve informações em off durante as conversas com o parlamentar.

– A Globo vai fornecer as entrevistas publicadas como decidiu o ministro e esclarece que não havia nada em off nas entrevistas de Marcos do Val à GloboNews. A entrevista concedida ao Estúdio i já havia sido exibida ao vivo na íntegra. E a entrevista a Marina Franceschini, que teve trechos exibidos no Conexão e em outros telejornais, não traz nenhuma informação em off na sua íntegra bruta – diz a nota.

Em off é uma expressão usada no jornalismo quando a fonte revela uma informação e pede para não ser publicada. O direito de sigilo da fonte é inclusive contemplado na Constituição no Art. 5º: “Inciso XIV – e assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional”.

A decisão da Globo de fornecer o arquivo na íntegra, ainda que não haja off, levanta uma discussão sobre abrir um precedente no jornalismo. Isto porque pode ser que, a partir de agora, poderá ser requerido o arquivo bruto sem cortes de uma entrevista de forma indiscriminada.