Você está visualizando atualmente Governador em exercício, Tadeu de Souza, inaugura laboratório de robótica no Ceti Gilberto Mestrinho

Governador em exercício, Tadeu de Souza, inaugura laboratório de robótica no Ceti Gilberto Mestrinho

Amazonas – O governador do Amazonas em exercício, Tadeu de Souza, inaugurou, nesta segunda-feira (17/07), às 9h30, um laboratório de robótica – Espaço Maker – no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, localizado no bairro Educandos, zona sul de Manaus. Com a nova entrega, o Governo do Amazonas chega a 51 Espaços Maker instalados, de um total de 100 planejados para todo o estado.

Lançado pelo governador Wilson Lima em 2021, os laboratórios integram o projeto Fazer para Aprender, que faz parte do programa Educa+ Amazonas. O objetivo é fomentar metodologias ativas de aprendizagem (mão na massa) nas escolas da rede estadual de ensino, em ambientes que usam a problematização como instrumento de incentivo à pesquisa e protagonismo dos estudantes. Até o momento, já foram instalados 50 laboratórios, com o último tendo sido entregue em Fonte Boa (a 678 quilômetros de Manaus).

Coordenado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), o Fazer para Aprender tem o objetivo de ampliar a aprendizagem dos alunos com conteúdos sobre robótica, programação, impressão em 3D, eletrônica, produção de áudio e vídeo, marcenaria e produção artística.

“Já alcançamos 50% da meta do governo Wilson Lima, que é chegar à marca de 100 laboratórios Espaço Maker funcionando nas escolas estaduais, com tecnologia de ponta. São investimentos que incentivam o jovem a permanecer na escola e a vislumbrar um futuro profissional, com inovação e criatividade. Ficamos muito felizes em proporcionar isso aos nossos estudantes”, destacou Tadeu de Souza.

Fazer para Aprender O projeto Fazer para Aprender foi criado para possibilitar aos estudantes da rede estadual atividades práticas e experimentais nas mais diversas áreas de conhecimento, aproximando-os de situações desafiadoras e os instigando na busca da resolução de problemas. O foco é a melhoria da aprendizagem, o desenvolvimento de projetos, de acordo com o contexto local, e, até mesmo, no empreendedorismo.

A iniciativa possui atividades pedagógicas práticas e experimentais, sob uma articulação interdisciplinar e planejamento que responde às competências gerais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, conta com a elaboração e o compartilhamento de material pedagógico complementar, tanto para docentes quanto discentes.