No momento, você está visualizando Governador Wilson Lima anuncia pacote de ações voltadas para servidores públicos estaduais

Governador Wilson Lima anuncia pacote de ações voltadas para servidores públicos estaduais

Reajustes, progressões, novas leis de carreira e antecipação do 13º salário beneficiam mais de 60 mil servidores em todo o estado

O governador Wilson Lima anunciou, nesta terça-feira (04/11), um amplo pacote de ações voltadas para os servidores públicos estaduais, contemplando quatro categorias: Educação, Segurança Pública, Setor Primário e Sistema Penitenciário. As ações reforçam o compromisso do Governo do Amazonas com os servidores e com a melhoria dos serviços prestados à população.

De acordo com o governador Wilson Lima, o pacote é resultado de um diálogo contínuo com sindicatos e associações representativas das categorias, iniciado há uma semana, e que permitiu construir soluções dentro da responsabilidade fiscal do Estado.

“O que apresentamos aqui está de acordo com o limite do Estado, dentro do que é possível fazer do ponto de vista orçamentário e fiscal. Quando valorizo o servidor público, estou melhorando a qualidade de vida dele, as condições de trabalho e garantindo que ele, lá na ponta, preste o melhor serviço à população”, destacou o governador.

Na segunda-feira (03/11), o governador já havia anunciado a antecipação do salário do mês de dezembro e do 13º salário dos servidores estaduais, medida que vai injetar R$ 1,2 bilhão na economia amazonense.

Participaram do anúncio das medidas 15 deputados estaduais, entre eles o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) Roberto Cidade, além de secretários e chefes das pastas alcançadas pelas medidas como Educação, Segurança Pública, Produção Rural e Administração Penitenciária.

Na área da Educação, serão beneficiados 49.459 servidores, entre 32.228 ativos, 16.682 inativos e 549 pensionistas. O pacote assegura a data-base de 2025, com reajuste de 5,06%, além de contemplar progressões horizontais para 22.532 servidores e progressões por titulação para outros 730 profissionais. As medidas fortalecem a política de valorização docente e representam um avanço no reconhecimento dos profissionais que atuam diretamente na formação de milhares de estudantes em todo o estado.

Lei de Proteção Social

Na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, o pacote vai beneficiar 9.056 policiais militares e 1.515 bombeiros militares, com a implementação da Lei de Proteção Social dos Militares, que será encaminhada à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A legislação regulamenta a transferência para a reserva, em conformidade com a legislação federal, e permite a reorganização das carreiras militares, garantindo mais previsibilidade e estabilidade ao longo da trajetória profissional.

Setor primário

No Setor Primário, 650 servidores das instituições que compõem o Sistema Sepror, a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), serão beneficiados com reajuste salarial de 10%. A medida inclui a absorção das datas-bases passadas, unificando o ciclo de reajuste.

O reajuste garante recomposição salarial e valorização das carreiras que atuam diretamente na assistência técnica e na produção rural do Amazonas, fortalecendo a economia dos municípios do interior e o desenvolvimento do setor agropecuário no estado.

O presidente do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária e Florestal (Sinfagro), Michaell Santos, agradeceu a abertura do diálogo e ressaltou o impacto positivo da medida.

“Recebemos com bons olhos essa decisão, que vai melhorar a renda e a qualidade de vida dos nossos trabalhadores. A vida dos nossos colegas merece ser mudada e é através dos nossos proventos que isso acontecerá. Agradecemos ao governador Wilson Lima e aos deputados pelo apoio e pela valorização do servidor do setor primário”, afirmou.

Sistema penitenciário

No Sistema Penitenciário, o pacote contempla 148 servidores estatutários, sendo 35 policiais penais, com a criação do primeiro Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria. A nova lei, que também será enviada à Assembleia Legislativa, garante um aumento salarial médio de quase 10% e moderniza a estrutura funcional da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

O PCCR é uma conquista histórica para a categoria e simboliza o reconhecimento do papel essencial dos profissionais que atuam no sistema prisional, reforçando a segurança e a eficiência administrativa nas unidades do Estado.

Pagamentos

Na segunda-feira (03/11), o governador anunciou a antecipação da folha de pagamento e do 13º salário dos servidores estaduais, o que vai gerar uma injeção de R$ 1,2 bilhão na economia amazonense. O 13º salário será pago nos dias 11 e 12 de dezembro, enquanto a folha de dezembro será antecipada para os dias 22 e 23 do mesmo mês.

FOTOS: Antonio Lima/Secom