Unidades ampliam o acesso da população a consultas especializadas e exames, sem necessidade de deslocamento para a capital
O governador Wilson Lima inaugurou, nesta sexta-feira (16/01), duas telessalas do programa Saúde AM Digital no município de Caapiranga (a 134 quilômetros de Manaus), que passa a ser o 44º município do estado a contar com uma estrutura fixa de Telessaúde. Com a entrega, o Amazonas alcança 110 pontos de atendimento em funcionamento.

As telessalas foram implantadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Selestino André de Souza, no Centro do município, sendo uma destinada à teleconsulta e outra ao telediagnóstico. A estrutura vai beneficiar cerca de 13 mil moradores de Caapiranga, ampliando o acesso a serviços especializados de saúde de forma mais rápida e resolutiva.
Durante a inauguração, o governador destacou o impacto da Telessaúde para a população do interior, especialmente para quem antes precisava se deslocar até Manaus para receber atendimento especializado. “Antes, o paciente tinha que sair aqui do município para poder ir até a capital, para receber um atendimento com um profissional especializado. Agora ele pode ir a uma sala de Telessaúde aqui no município, ou então ele pode receber esse atendimento na casa dele”, afirmou Wilson Lima.

O Saúde AM Digital oferece consultas em 17 especialidades médicas e multiprofissionais, como cardiologia, dermatologia, endocrinologia, neurologia, psiquiatria, psicologia, pediatria, ginecologia, ortopedia, nutrição, geriatria, entre outras. Os atendimentos são realizados por meio de uma plataforma digital integrada à rede estadual de saúde.

As telessalas contam com equipamentos modernos para a realização de exames e telediagnósticos, como MAPA, Holter e eletrocardiograma (ECG), além de sistema de videoconferência, internet de alta velocidade, prontuário eletrônico e suporte técnico remoto, garantindo mais eficiência no atendimento aos pacientes.
Além do atendimento presencial nas telessalas, o programa também permite que pacientes com consultas agendadas pelo Sistema de Regulação (Sisreg) realizem o atendimento diretamente de casa, por meio do aplicativo Saúde AM Digital. A plataforma reúne histórico médico, resultados de exames e prescrições, além de contar com assistente virtual integrada ao WhatsApp.

Nova etapa
Desde o fim de 2025, o programa entrou em uma nova etapa com atendimento 24 horas por dia com clínico geral, diretamente pelo aplicativo. O serviço permite consultas remotas para casos de urgência básica, com possibilidade de emissão de receitas, atestados e pedidos de exames, reduzindo a procura por unidades presenciais.

Para quem já sente os impactos diretos do serviço, a Telessaúde representa mais agilidade e menos deslocamentos. Segundo o paciente Marcos Nogueira, de 47 anos, que aguardava a realização de um eletrocardiograma, a estrutura facilita o acesso a exames que antes demoravam a ser realizados no interior.

“Enxergo como um grande avanço para o município, porque é muito difícil para conseguir um laudo de ECG, por exemplo, e hoje consigo chegar aqui e receber na hora. Para o morador daqui é muito difícil se deslocar, então facilita muito ter essas salas”, afirmou Marcos Nogueira.
Participaram da inauguração da estrutura o deputado federal Átila Lins, a deputada estadual Alessandra Campelo, o prefeito Matulinho Braz e a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.
FOTOS: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom