No momento, você está visualizando Governador Wilson Lima realiza vistoria nas obras do primeiro Hospital Veterinário Público do Amazonas

Governador Wilson Lima realiza vistoria nas obras do primeiro Hospital Veterinário Público do Amazonas

Com investimento de R$ 3,7 milhões, estrutura inédita no Estado será referência em saúde animal, inclusão social e formação acadêmica

O governador Wilson Lima realizou, nesta segunda-feira (1º/09), uma vistoria às obras do primeiro Hospital Veterinário Público do Amazonas, localizado no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. O espaço, pioneiro no Estado, já teve a obra física concluída e representa um marco na promoção do bem-estar animal, da inclusão social e na valorização da causa animal.

Durante a vistoria, o governador Wilson Lima destacou que a iniciativa inédita amplia o acesso a serviços veterinários de qualidade, especialmente para famílias de baixa renda.

“Os atendimentos vão desde clínica geral, até procedimentos cirúrgicos de maior complexidade, e isso é voltado para famílias de baixa renda, que na maioria das vezes não têm condições de pagar um hospital ou um médico veterinário para poder fazer com que o seu animal tenha os devidos atendimentos. E compete ao poder público dar esse suporte de assistência, bem-estar e proteção animal”, ressaltou Wilson Lima.

A obra foi executada pela secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e o espaço contará com serviços de urgência e emergência; consultas especializadas em cardiologia, oftalmologia, ortopedia e oncologia; cirurgias geral, oftalmológica, ortopédica e oncológica; anestesia; exames laboratoriais, como hemograma, teste de erliquiose, cinomose, parvovirose, FIV e FeLV, e diagnósticos por imagem, incluindo raio-X, ultrassom e eletrocardiografia. O investimento na obra é de R$ 3,7 milhões, oriundo de emendas parlamentares da deputada Joana Darc, pagas pelo governo.

O hospital também terá impacto na geração de empregos e oportunidades. Serão 66 profissionais atuando diretamente no espaço, entre eles 20 médicos veterinários, 16 auxiliares veterinários, 8 residentes/aprimorandos, 2 técnicos de radiologia, 1 responsável técnico, 1 coordenador clínico, 8 auxiliares de serviços gerais, 4 recepcionistas, 2 porteiros, 2 estoquistas e 2 assistentes administrativos.

A tutora de quatro animais, Ingrid de Santos, 35, ressaltou que a inauguração do hospital público veterinário representa uma conquista para quem enfrenta dificuldades em arcar com os custos de atendimento particular.

“É bom que é acessível, sem custo. Para quem precisa realmente cuidar dos pets em relação a castração, medicação, é bom. A gente tem um cuidado a mais com os nossos animais. Acho que vai ser uma grande inauguração para a população, a gente vai usufruir muito desse serviço’’, disse Ingrid.

Durante a vistoria, a secretária de Proteção Animal, Leda Maia, também destacou a relevância da obra e o impacto que a nova estrutura terá para a população e seus animais.

“É muito importante o que o governador Wilson Lima tem feito pela causa animal. E a gente tem uma expectativa muito grande porque esse hospital público veterinário é um dos primeiros do Brasil, aqui nós vamos atender todo o Amazonas. É um hospital com o serviço completo para a população e para os seus animais”, destacou a secretária.

Participaram da vistoria a deputada estadual Joana D’Arc, o vereador Aldenor Lima, o secretário de Meio Ambiente (Sema) Eduardo Taveira e o secretário de Infraestrutura (Seinfra), Carlos Henrique.

Estrutura

A estrutura conta com dois andares planejados para atendimento completo. No térreo, estão nove consultórios, sendo um exclusivo para vacinação, sala de raio-X, sala de ultrassom, banheiro acessível, plataforma de elevador para cadeirantes, centro cirúrgico completo, internação com mais de 100 baias, área específica para animais com doenças infectocontagiosas, além de necrotério e sala de necropsia.

O segundo pavimento conta com enfermaria, salas administrativas, áreas de descanso para veterinários plantonistas (masculino e feminino), vestiários, além de um auditório com capacidade para mais de 50 pessoas.

Além do atendimento clínico, o espaço será referência em formação, abrigando programas de estágio, residência e aprimoramento em Medicina Veterinária. A previsão é de que a estrutura seja entregue até o fim do semestre.

Fotos: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom