Ações do Sistema Sepror beneficiaram produtores rurais envolvidos na produção de banana, café, milho, feijão, bem como piscicultores e meliponicultores
Para fomentar a produção agrícola de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), o Governo do Amazonas, por meio do Sistema Sepror – composto pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf) e Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) – entregou, nesta quinta-feira (21/09), mais de 3 mil mudas, 80 quilos de sementes de milho e feijão, 10 mil alevinos, kits de pesca, cartão do produtor rural, Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Na ocasião, o Governo do Amazonas entregou o Ramal Sulivan Portela, localizado no KM 77. A Sepror beneficiou produtores rurais da região com 1200 mudas de café e 2400 mudas de banana, além de kits Atualiza Pescador.
“O Sistema Sepror fez entregas aqui no ramal Sulivan Portela. Tivemos a oportunidade de trabalhar com fomento para esses agricultores, entregando mudas de café, mudas de banana, kits de sementes através da ADS, caixas para criação de abelhas sem ferrão. Além disso, tivemos a oportunidade também de atender os piscicultores aqui da região”, comentou o secretário da Sepror, Daniel Borges.
Para a piscicultora Carla Kelly, o incentivo do governo beneficia e qualifica o trabalho dos produtores.
“Muito importante esse incentivo, já recebo há bastante tempo e não são apenas alevino, a Sepror, o Idam e a ADS me acompanham desde o primeiro ano que eu consegui o incentivo. Isso é muito importante porque nos incentiva e nos faz crescer, principalmente com esse acompanhamento. E isso é tudo graças ao governo Wilson Lima”, finalizou.
Balanço
No período de 2022 e 2023, foram entregues 80.160 mudas de banana, beneficiando 1.336 agricultores familiares de 28 municípios. Também foram entregues 41.430 mudas de café, beneficiando 1.381 agricultores de 22 municípios do Amazonas.
Aos piscicultores do Amazonas, em 2023, foram produzidos mais de 948 mil alevinos e 630 mil pós-larvas, atendendo 564 produtores, totalizando 13 municípios beneficiados.
Assistência técnica
O Idam entregou 264 cartões do produtor primário (CPP), 55 cadastros nacionais da agricultura familiar (CAF) e 35 cadastros ambientais rurais (CAR). “Essa é a prova do comprometimento do governador Wilson Lima com o setor primário e, principalmente, com o produtor rural. Essas ações fomentam o setor e incentivam os agricultores a desempenharem suas atividades da melhor maneira possível e dentro da legalidade com o apoio e assistência necessária” pontuou o diretor-técnico do Idam, Radson Alves.
Meliponocultura
Durante a ação, a ADS beneficiou a produtora Maria Auxiliadora de Castro com três caixas de madeira para criação de abelhas melipona (sem ferrão), do tipo 26cmx26cm; e 166 unidades de sacos de polietileno, para mudas. Os produtos disponibilizados são subsidiados em até 80% pela ADS, por meio do edital aberto de doação onerosa disponível no site da pasta: http://www.ads.am.gov.br/.
“Hoje estamos no município Rio Preto da Eva, na inauguração do Ramal Sulivan Portela, uma importante entrega do Governo do Estado que com certeza vai beneficiar muitos produtores dessa região, e o Governo do Estado, através da ADS e de todo o Sistema da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), está hoje aqui realizando a entrega”, comentou Michelle Bessa, presidente da ADS.
A ADS entregou também, 80 quilos de sementes, sendo 40 quilos de feijão e 40 quilos de milho. Os produtos foram repassados ao gerente do Idam do município.
FOTOS: Emerson Martins / Sepror e Diego Peres / Secom