No momento, você está visualizando Governo do Amazonas inicia incineração de 40 toneladas de drogas apreendidas

Governo do Amazonas inicia incineração de 40 toneladas de drogas apreendidas

Forças de segurança do Estado causaram prejuízo de R$ 195 milhões ao crime organizado, com a incineração realizada na quarta-feira (16/07)

O Governo do Amazonas realizou, na quarta-feira (16/07), a incineração de mais de 9,7 toneladas de drogas, entre cocaína e maconha do tipo skunk e haxixe. O processo faz parte da Operação NARKE 4, que destruirá, ao longo dos próximos dias, um total de 40 toneladas de entorpecentes.

As drogas incineradas, na quarta-feira, foram apreendidas por meio da atuação das Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM), na capital e no interior do estado, e causaram um prejuízo de R$ 195 milhões ao crime organizado.

Realizada a partir da autorização do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a ação foi dividida em duas incinerações. Inicialmente, as forças de segurança do Estado incineraram 5,44 toneladas de drogas; e nesta segunda ação foram destruídas 4,3 toneladas de entorpecentes.

O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, exaltou o empenho das instituições de segurança pública e de seus agentes nas atuações de combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado.

“As drogas são as principais fontes de financiamento das organizações criminosas, que movimentam bilhões a cada ano, estruturando uma rede violenta e complexa que é combatida pela polícia. Estamos incinerando uma grande quantidade de entorpecentes, um baque nessas organizações, e o nosso trabalho não vai parar”, declarou.

O material ilícito incinerado foi apreendido em operações deflagradas pela PC-AM e em ações realizadas pela PMAM, por meio das iniciativas coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). O comandante-geral da PMAM, Klinger Paiva, destacou a integração das forças de segurança do Estado.

“O Estado do Amazonas tem um trabalho integrado muito forte nesse combate ao tráfico de drogas. São operações que demonstram a dedicação das nossas forças de segurança. Isso é prova do compromisso e do nosso comprometimento não só com a sociedade, mas com a legalidade, com a integridade em suas ações, levando a essa incineração”, pontuou.

Procedimento

A incineração é de suma importância para todo o procedimento processual penal, além de gerar mais segurança para a população, considerando a retirada definitiva dessas drogas do meio social.

As drogas são levadas para a empresa, onde os entorpecentes são lançados na fornalha através de esteiras. Considerando a capacidade máxima diária que a empresa contratada consegue incinerar, ao longo da semana, toda a droga apreendida será devidamente incinerada.

Apreensões

Assim como em anos anteriores, os investimentos em Segurança Pública realizados pelo Governo do Amazonas seguem favorecendo a população amazonense e causando prejuízos ao crime organizado. No primeiro semestre de 2025, as apreensões de drogas no estado tiveram um aumento de 16,2%, em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre janeiro e junho deste ano, a PC-AM e a PMAM realizaram a apreensão de 24,8 toneladas de drogas, enquanto nos primeiros seis meses de 2024, foram apreendidas 21,4 toneladas de entorpecentes.

Em junho de 2025, o Governo do Amazonas registrou a maior apreensão de drogas da história do estado, em uma única ocorrência. Equipes da Companhia de Operações Especiais (COE) apreenderam 6,5 toneladas de entorpecentes, entre maconha skunk e cocaína.

Fotos: Alex Pazuello/Secom, Erlon Rodrigues/PC-AM, Arquivo/Secom e Mauro Neto/Secom