Você está visualizando atualmente Governo do Estado define com Prefeitura repasse das redes de abastecimento de água do Prosamin

Governo do Estado define com Prefeitura repasse das redes de abastecimento de água do Prosamin

Obras foram realizadas no período de 2006 a 2017 e agora deverão ficar sob a administração da Água de Manaus, responsável pelo serviço

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas retomou, nesta terça-feira (17/05), junto à Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e à concessionária Águas de Manaus, as tratativas para o repasse, pelo Estado, da rede de abastecimento de água construída entre 2006 e 2017, pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin).

A reunião, na sede da UGPE, foi para a discussão da minuta do termo de repasse a ser assinado entre Governo do Estado, Prefeitura de Manaus e empresa concessionária. Participaram representantes dos setores de engenharia e jurídico da UGPE, além do diretor-presidente da Ageman, Elson Ferreira, e do diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada.

O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, esclarece que o instrumento em discussão tratará das obras referentes às redes de água construídas nas etapas I II e III do Prosamin e etapas complementares do programa, além de incluir as ligações domiciliares dos residenciais dessa época.

“A partir desse repasse, retomamos também as discussões sobre o convênio financeiro e a criação do Fundo de Saneamento, para uma futura compensação dos investimentos feitos pelo Governo do Estado em prol da população”, explicou.

De acordo com o subcoordenador jurídico da UGPE, Francisco Soares, o termo de cessão será feito à Prefeitura, que é o poder concedente dos serviços de água e esgoto. “Cabe ao município, em ato contínuo, repassar o bem à empresa que detém a concessão para explorar o serviço”, aponta.

Nos mesmos termos, observa o subcoordenador jurídico, o Governo do Estado repassou, em 2020, o sistema de esgoto sanitário, também construído pelo programa, composto por rede de esgoto e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Waldir Brito, no bairro de Educandos.

Outro tema tratado na reunião foi o da cessão, pelo Estado, de um terreno situado no bairro da Raiz, zona sul, para a construção de uma nova ETE pela Águas de Manaus. A cessão faz parte das tratativas do novo Prosamin+, que está em execução e que irá beneficiar 10 mil famílias (cerca de 60 mil pessoas) com esgoto tratado, alcançando pela primeira vez a zona leste da cidade.