Você está visualizando atualmente Indicação de Peixoto para construção de passarela na Marina do Davi é deliberada na CMM

Indicação de Peixoto para construção de passarela na Marina do Davi é deliberada na CMM

A solicitação do parlamentar vai beneficiar centenas de moradores de comunidades do Tarumã-Açu

Sob influência do fenômeno climático “El Niño” e do impacto de queimadas e do desmatamento no sul do Amazonas, o período de seca no estado ameaça ser um dos maiores já registrados. A estiagem dos rios traz consequências para várias cidades do interior e na capital não é diferente. A região metropolitana de Manaus já sente os efeitos da descida do Rio Negro e já atinge a vida de moradores e comerciantes da zona ribeirinha.

Para tentar amenizar os problemas ocasionados pelo período, o presidente da 7ª Comissão de Serviços e Obras Públicas, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Peixoto (Agir), apresentou nesta quarta-feira (20/09), na Casa Legislativa, a indicação direcionada a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), para a construção de passarela de madeira, na Marina do Davi, na zona Oeste da cidade, para beneficiar centenas de moradores do entorno da capital. A solicitação chegou ao parlamentar através da Associação dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do Davi (ACAMDAF).

“Essa é uma área de porto, onde as pessoas chegam e saem da zona urbana de Manaus e vão para as comunidades ribeirinhas, sobretudo no Tarumã e do Rio Negro. Por essa via, todos os dias, passam milhares de pessoas. Esta semana eu recebi a demanda da Acamdaf e também de comunitários aqui do Rio Negro. Eu estive pessoalmente na Marina do Davi e pude conferir que a travessia até as embarcações já está muito comprometida, com um longo trecho de caminhada e com muitos obstáculos. A passarela vai proporcionar uma melhor locomoção para quem depende da Marina para acessar as comunidades”, salientou o autor da indicação.

O nível do Rio Negro está em pouco mais de 18 metros. Apesar do período de vazante ser comum nessa época do ano, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informa que os números registrados na vazante estão abaixo da normalidade, em comparação com os dois últimos anos. A região da Marina do Davi, anualmente, sofre com a seca, tanto que no ano passado Peixoto também atuou na mesma demanda.

“Ano passado a gente fez uma solicitação para Seminf e foi construído uma passarela de madeira para ajudar no translado de quem precisa passar aqui na Marina do Davi. Nesta quarta-feira, na Câmara Municipal, nós aprovamos uma nova indicação, de minha autoria, para que, mais uma vez, a Seminf possa construir uma passarela. Liguei pessoalmente para o Secretário Renato Júnior, que me atendeu prontamente, e designou uma equipe, para fazer o levantamento, para que nos próximos dias, essa área já tenha a estrutura”, destacou o parlamentar.

O vereador tem uma forte ligação com as comunidades ribeirinhas e desenvolve trabalhos para beneficiar essa população.

“Sempre digo, Manaus não se restringe apenas à área urbana, existe uma parcela da população que vive nas margens do Rio Negro e que também necessita de atenção. Procuro atender a todas as zonas da cidade e nas zonas rural e ribeirinha não é diferente e sempre tenho o apoio da Prefeitura, por isso gostaria de agradecer, antecipadamente, ao prefeito David Almeida, e ao secretário Renato Júnior por mais essa parceria e pela pronta resposta. E claro, a toda equipe da Seminf que o mais breve estará entregando essa passarela de madeira para facilitar a locomoção dos nossos amigos moradores das comunidades”, destacou Peixoto.

Texto: Carina Amazona – Assessoria de Comunicação do Vereador
Foto: Divulgação