Você está visualizando atualmente Indicações de Peixoto pedem adequação de ciclofaixa e ciclovia em Manaus

Indicações de Peixoto pedem adequação de ciclofaixa e ciclovia em Manaus

Vereador pede a melhoria da sinalização nas avenidas Nathan Xavier e das Torres

Na última semana, foi comemorado o Dia Mundial sem Carro, uma data para conscientizar a necessidade do uso de meios de transporte alternativos e a bicicleta é um dos modais que pode substituir os veículos automotores que utilizam combustível fóssil, mas para isso é necessário dar condições aos usuários. Com este pensamento, o vereador Peixoto (Agir), apoiador da causa, realizou a indicação que solicita ao Executivo Municipal a melhoria da sinalização da ciclofaixa da Avenida Nathan Xavier, no bairro Novo Aleixo e na ciclovia da Avenida Governador José Lindoso, popularmente conhecida como Avenida das Torres, ambas na zona norte de Manaus.

Os pedidos, direcionados ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), foram deliberados na última quarta-feira, durante a ordem do dia, da Câmara Municipal de Manaus. As indicações n.º 758/2023 e n.º 759/2023 foram deferidas pela mesa diretora da Casa e seguiram, em caráter de urgência, para as providências necessárias.

Tendo a bicicleta e o ciclismo como uma de suas bandeiras, o vereador foi procurado por representantes de organizações que promovem o uso do veículo para ser o interlocutor, junto ao IMMU, para o pedido de revitalização. Ele reitera a importância da manutenção das vias para o trânsito de ciclistas que já utilizam o modal como meio de transporte e até mesmo de trabalho.

“Na semana passada, alguns ativistas no meio me procuraram pedindo esse apoio em conseguir a recuperação da ciclofaixa da Avenida Nathan Xavier. Prontamente intervi, por meio desta indicação, pois sei da importância e da necessidade da sinalização em dia. Agora, aguardo a resposta do IMMU, com uma rápida resposta a esse pedido para a segurança dos amigos ciclistas”, disse o parlamentar.

A ciclofaixa da Nathan Xavier é um importante corredor para os adeptos da bicicleta, pois liga as zonas norte e leste, mas a falta de sinalização a tornou perigosa para os ciclistas. Na última semana, cicloativistas protestaram contra a deterioração do local e cobraram providências.

“Manaus ainda está longe de ser uma cidade modelo para os usuários de bicicleta e os poucos espaços destinados a eles precisam estar em dia, conservados e com a sinalização legível, para lembrar aos motoristas de veículos automotores que ali eles precisam conviver com os usuários de bicicletas. Essas indicações são o mínimo que eles precisam”, frisou Peixoto.

O parlamentar também pede a conscientização dos motoristas para que mantenham os cuidados com os ciclistas da cidade.
Nos últimos 10 anos, pelo menos 33 mortes foram registradas em Manaus, segundo dados do DataSUS.

“A bicicleta vem ganhando mais adeptos que não são provenientes do lazer ou da qualidade de vida que ela proporciona. Hoje ela é um meio de transporte e o meio de sustento de muita gente, por isso, mais do nunca, é preciso aumentar a atenção, ao volante e lembrar que além de carros, motos e caminhões, hoje o trânsito também é composto pelos ciclistas e que eles necessitam de cuidados, como serem respeitados no limite de velocidade das ciclovias e ciclofaixas, que são espaços destinados a eles. Prudência e respeito são fundamentais”, afirma Peixoto.

Texto: Carina Amazona – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Emerson Olliver