O principal objetivo é alertar para os impactos sofridos por milhares de crianças e adolescentes que são vítimas da prática do racismo
Na quarta-feira (23/08), durante o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei 337/2023, do vereador Ivo Neto (patriota), que institui a Campanha Municipal por uma infância sem racismo foi aprovado e segue para análise da 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.
A propositura espelhou-se na campanha construída e efetivada pela UNICEF, na qual, figura como principal objetivo alertar para os impactos sofridos por milhares de crianças e adolescentes que são vítimas da prática atroz que se trata o racismo. Desta maneira, efetivar a prática de uma infância sem racismo é uma das formas de efetivar a equidade em nosso tecido social e a igualdade étnica racial já durante a infância. Sabemos que há um desafio imenso em relação à efetivação de direitos e às práticas que não incorrem em discriminações negativas, contudo é necessário que o Poder Público não se exima e auxilie no combate ao racismo e na defesa de uma sociedade livre desta prática perversa e criminosa.
“Nós somos conhecedores que cresce o número de racismo envolvendo crianças e adolescentes, não só aqui em Manaus, mas como no nosso país. Semana passada nós tivemos o caso de um jogo envolvendo São Lourenzo e São Paulo, onde dois marginais ficaram arremessando banana para uma criança de 12 anos. Eles foram denunciados e foram presos. Esse projeto é mais um instrumento de combate ao racismo durante a infância. E tem como objetivo promover palestras sobre racismo na infância, estabelecer parcerias com instituições que combatem o racismo e orientar os pais sobre a discriminação e como denunciar atitudes como essa. E principalmente deixar bem claro para a população que o racismo é crime e quem comete precisa ser punido.” Declara o parlamentar durante a Sessão Plenária.
Texto: Taísa Passos- Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira- DICOM/CMM