O governo de Kim Jong-un já lançou três artefatos de longa distâncias nos últimos cinco dias
O Ministério das Relações Exteriores emitiu uma nota condenando os lançamentos de mísseis feitos pela Coreia do Norte em direção ao mar.
No último sábado (18), o artefato de longo alcance caiu no mar da costa oeste do Japão. Nas últimas 48 horas outros dois lançamentos aconteceram no Pacífico.
Na nota, o governo brasileiro diz que “defende a busca de solução diplomática para a situação” e que insta o país norte-coreano a “cumprir todas as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas”.
LEIA NA ÍNTEGRA:
O Governo brasileiro condena o lançamento de um míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês) pela República Popular Democrática da Coreia (RPDC), realizado em 18 de fevereiro.
O teste consiste em mais uma violação direta da Resolução 1718 do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), que determinou que a RPDC deve cessar todas as atividades relacionadas a seu programa de mísseis balísticos.
O Brasil defende a busca de solução diplomática para a situação na Península Coreana, em linha com sua atuação como membro não permanente do Conselho de Segurança.
O Governo brasileiro insta a RPDC a cumprir todas as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, bem como todos os atores envolvidos a contribuir para criar as condições necessárias à redução das tensões e à retomada de negociações com vistas à desnuclearização da península coreana.