“Os pais desistem do emprego porque não têm onde colocar seus filhos. As creches precisam ser prioridade”. Destacou Ivo Neto durante tribuna
Na manhã desta terça-feira (27/02), o vereador Ivo Neto (PMB) fez um apelo durante sua intervenção na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), destacando a urgência de medidas preventivas para o déficit de vagas em creches na cidade.
Segundo dados do estudo “Transporte Urbano e Insuficiência de Acesso a Escolas no Brasil”, que analisou indicadores do Ensino Médio e da Educação Infantil, Manaus apresenta uma baixa taxa de cobertura da rede pública de ensino para a Educação Infantil, especialmente para a população de baixa renda. Em Manaus, apenas 20% da população de 0 a 5 anos está matriculada na Educação Infantil em escolas públicas.
“Considerando que o número total de vagas está correlacionado ao número de matrículas, não haveria vagas de ensino suficientes para cobrir essa população, mesmo que todas as vagas fossem dedicadas exclusivamente à população de baixa renda”, destaca trecho do estudo.
O vereador Ivo Neto trouxe à tribuna os dados relacionados ao estudo e mencionou o déficit em relação às vagas em creches em Manaus, evidenciando que, de 100 crianças inscritas, apenas 30 conseguem vagas. Ele expressou sua indignação em relação aos pais que não conseguem trabalhar por não ter com quem deixar os filhos.
“As creches precisam ser prioritárias em nossa cidade. As crianças precisam estar nelas para dar oportunidade aos pais de trabalhar, com a segurança de que seus filhos estão sendo cuidados”, afirmou o vereador Ivo Neto durante a tribuna realizada no plenário Adriano Jorge.
Texto e foto: Taísa Passos- Assessoria de Comunicação do vereador Ivo Neto