Você está visualizando atualmente Justiça determina suspensão do aplicativo Telegram no Brasil

Justiça determina suspensão do aplicativo Telegram no Brasil

Decisão ocorre após plataforma não entregar dados solicitados pela Polícia Federal

A Justiça Federal do Espírito Santo ordenou, nesta quarta-feira (26), que operadoras de telefonia e lojas de aplicativos suspendam imediatamente o acesso ao aplicativo Telegram no Brasil. A decisão foi tomada após a plataforma não entregar dados completos à Polícia Federal (PF) sobre grupos neonazistas.

De acordo com o portal G1, a Diretoria de Inteligência da PF informou que as empresas de telefonia Vivo, Claro, Tim e Oi, além do Google e da Apple, responsáveis pelas lojas de aplicativos PlayStore e App Store, devem ser avisadas oficialmente sobre a suspensão do Telegram ainda na tarde desta quarta.

Na última sexta (21), o Telegram chegou a entregar parte dos dados pedidos pela PF. No entanto, a corporação informou que quer contatos e dados dos integrantes e administradores de um grupo com conteúdo neonazista, e o Telegram não forneceu os números de telefone.

Além de determinar a suspensão do aplicativo, a Justiça ampliou a multa aplicada ao Telegram por não entregar os dados de R$ 100 mil para R$ 1 milhão por dia de recusa em fornecer os dados. O Telegram não se pronunciou sobre a decisão do Judiciário.