De acordo com os dados, Lula aparece numericamente à frente mesmo em confrontos contra os nomes mais competitivos da direita, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PL) lidera todos os cenários de disputa para as eleições de 2026, tanto no primeiro quanto no segundo turno. Segundo levantamento da Latam Pulse Brasil, realizada pela AtlasIntel em parceria com a agência norte-americana de notícias Bloomberg, entre 10 e 14 de setembro,
De acordo com os dados, Lula aparece numericamente à frente mesmo em confrontos contra os nomes mais competitivos da direita, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, e Michelle Bolsonaro, que surge como alternativa à impossibilidade de Jair Bolsonaro concorrer em razão das condenações no Supremo Tribunal Federal.
A pesquisa aponta, ainda, que Lula alcançou 50,8% de aprovação entre os brasileiros. Já a desaprovação ao seu governo está em 48,3%, enquanto 0,9% dos entrevistados afirmaram não ter opinião formada.
Segundo o levantamento, em maio de 2025 a rejeição ao presidente havia atingido o ponto mais alto desde janeiro de 2024, alcançando 53,7%, contra 45,4% de aprovação. A partir do final de julho entretanto, o cenário passou a se inverter, com Lula registrando 50,2% de aprovação e 49,7% de desaprovação.
No mês de agosto, a pesquisa apontava predominância da desaprovação: 51% dos entrevistados declararam reprovar a gestão, contra 49,7% que a aprovavam. Agora, em setembro, o índice voltou a se reverter, ainda que dentro da margem de erro de 1 ponto percentual.
O estudo da AtlasIntel/Bloomberg ouviu 7.291 pessoas em todo o país entre os dias 10 e 14 de setembro. O nível de confiança é de 95%, assegurando validade estatística aos resultados apresentados.